AEN

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho postou nas redes sociais da pasta um alerta sobre o Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar). No alerta, a pasta esclarece que o “Provopar não é do governo e que nenhum funcionário ou representante da mesma tem autorização para arrecadar recursos usando nome do Estado do Paraná”. 

O secretário da pasta, Ney Leprevost, reitera ainda que a  atual gestão da Sejuf não tem ligação com os dirigentes da Provopar, entidade que se denomina uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado. As ações sociais do governo são realizadas através da Superintendência Geral de Ação Solidária e “o Provopar não tem autorização para abordar empresários e nem pessoas físicas pedindo recursos em nome do Governo do Estado”, diz a nota.

A nota é finalizada pela informação de que ‘o mérito, ou demérito, pelo oferecimento de tratamento gratuito com hidróxido de cloroquina será dos gestores da Provopar. Eventuais responsabilizações nas esferas civil e criminal por tais iniciativas deverão, se for o caso, ter endereçamento direcionado aos dirigentes do entidade e aos demais envolvidos nestas ações”, diz a postagem

O secretário da pasta esclarece que a nota foi em resposta a uma postagem feita pelo ex-governador do Estado, Roberto Requião, e pelo deputado estadual Requião Filho,  na qual pedem explicações ao governo do Estado a respeito da criação de um Centro de Treinamento Imediato da Covid (CTI Curitiba), com apoio do projeto Sociedade Contra a Covid-19 e do Provopar. 

Essa informação consta da matéria Discurso de tratamento precoce ganha força entre médicos e empresários em Curitiba, veiculada no dia 24 de março. Na matéria, o jornalista Rodolfo Kowalski, relata que Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar, afirmou a realização de mais de 60 atendimentos em um único dia, realizados por médicos voluntários numa clínica do Alto da Glória.

“O kit da cura prévia é tão eficiente quanto o feijão ungido, a água suja do rio Jordão, e as estripulias de mercadores da fé. Mas é o que recomenda o Provopar do Ratinho? Criminosos. Canalhas”, diz a postagem do ex-governador Roberto Requião sobre o tema.

Requião Filho, postou em sua página que teria protocolado “pedidos  de informações ao Provopar e ao Chefe da Casa Civil, uma vez que a entidade é ligada ao Governo do Estado. Em resposta, o Provopar afirmou não haver outras entidades participando do referido Programa, enaltecendo que esta é uma iniciativa própria, e nem oferecer tratamento precoce.”

Leprevost reitera que, tanto o ex-governador quanto o filho, retirem das postagens em suas mídias sociais a informação de que o Provopar teria ligação como o governo do Estado. “O Provopar não tem nada a ver com o governo do Estado”, disse. De acordo com o secretário, os trabalhos de ação social do governo Carlos Massa Ratinho Junior são feitos via Superintendência Geral de Ação Solidária. 

“Sei bem o que esses medicamentos podem fazer com uma pessoa. Meu pai, lamentavelmente, errou ao tomá-los e está há cinco meses lutando contra as sequelas da Covid-19. Está no hospiutal fazendo diálise, porque esses remédios causaram a ele hepatite medicamentosa. ELe já controlou, os médicos já controlaram essa hepatite, mas ele está tendo de fazer diálise diariamente porque os rins também foram afetados. É um grande guerreiro, um homem muito humanista, o senhor Luiz Antônio Leprevost, querido pela sociedade curitibana, porque ajudou ao longo de sua vida muitas pessoas humildes. Peço que façam orações por sua recuperação, ele está numa UTI.