Franklin de Freitas – PolloShop encerrou as atividades em abril e em outubro será inaugurado um novo shopping no local: o Alto da XV Mall

A pandemia do novo coronavírus não reduziu a paixão dos curitibanos por shoppings centers e também não diminuiu o apetite do setor por novidades. Prova disso é que recentemente três dos principais centros comerciais da cidade, o Jockey Plaza, o Ventura Shopping e o ParkShoppingBarigüi (PkB), anunciaram diversas novas lojas. Além disso, no final do próximo mês acontecerá a inauguração do Alto da XV Mall, que ficará localizado na Rua Camões, 601, substituindo o PolloShop, fechado em abril deste ano.

Tal movimento converge com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que mostra que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 8% no mês de agosto. No Paraná, esse índice de confiança era de 75,2 pontos em julho, mas saltou para 81,1 pontos, acima da média nacional, que está em 78,2 pontos. A expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), por sua vez, aumentou 9,8% na comparação com o mês passado.

Diretor Regional Sul da Multiplan, administradora do PkB, Marco Jardim comenta que a renovação no mix de um shopping é sempre dinâmica e constante. Em face da crise econômica, relata ele, o shopping perdeu cerca de 15 lojas. Com a reabertura gradual do comércio e a flexibilização das medidas restritivas ,contudo, foi possível uma retomada e 16 novas lojas nacionais e internacionais dos mais diversos segmentos já foram anunciadas.

“Como estávamos com ocupação máxima, isso [fechamento de algumas lojas] abriu espaço para atendermos demandas que estavam reprimidas e gerou oportunidade de buscarmos novas operações para manter o nosso mix amplo, diversificado e diferenciado”, afirma Jardim. “Nos meses de março e abril, essa procura [de novas lojas] diminuiu pelas incertezas. Mas já voltou a crescer a partir de maio, pois a crise também gerou oportunidades para alguns segmentos”, complementa.

Além do PkB, o Jockey Plaza também anunciou ter inaugurado dez lojas nos últimosmeses, com três marcas inéditas na cidade, enquanto o Ventura Shopping inaugurou recentementeoito novas lojas. Para o superintendente do Ventura, Hário Tieppo, o momento do mercado é positivo.
“Muitos empreendedores estão apostando no Ventura Shopping e na retomada do setor de varejo e da economia. Nós também apostamos na retomada das vendas e, por isso, estamos aumentando o nosso mix de lojas, oferecendo mais variedade aos clientes para agradarmos a todos os gostos”, explica.

O ‘novo-velho’ endereço no Alto da Rua XV

No próximo dia 28 de outubro, será vez ainda da inauguração do Alto da XV Mall, empreendimento que subsitui o antigo PolloShop — que encerrou as atividades no segundo mês da pandemia — e que agora será administrado pela Argo Desenvolvimento & Gestão, empresa responsável pelo gerenciamento de dezenas de shopping centers em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Diretor de operações da Argo, Fabiano Bussi comenta que a localização do novo shopping foi um fator decisivo para o investimento, considerando-se aspectos econômicos e até mesmo emocionais. “A vida de muitas pessoas se encontra nessa localidade, então acreditamos na influência que a região já oferece para continuar atendendo aos potenciais consumidores de modo mais assertivo. O Alto da XV Mall veio para resgatar a conveniência e a comodidade para os curitibanos e oferecer tudo o que a região merece”, explica.

Ao todo, o shopping contará com um mix de180 lojas de diferentes segmentos, como vestuário, calçados, telefonia, beleza, praça de alimentação, utensílios, acessórios, etc., com custo-benefício acessível e que traga praticidade e conveniência.A estimativa é que o espaço movimente a economia local, gerando centenas de empregos diretos e indiretos por meio de lojistas, prestadores de serviço e funcionários próprios.

“Fizemos diversas pesquisas e entendemos que as pessoas têm um carinho especial por esse local, que se torna uma extensão da sua casa. Somos o grande amigo do bairro”, comenta Ana Ades, superintendente do novo shopping.

‘Clientes estão voltando à rotina de compras’, diz lojista

No Ventura Shopping, um dos empresários que apostou na reabertura e inaugurou loja é Andressa Antunes de Camargo, da Suplemais Suplementos, que se surpreendeu com as vendas que teve neste período de pandemia. A reabertura das academias e a vontade das pessoas em se cuidar mais no período impulsionaram os negócios já no início das atividades. “Meu sentimento é de otimismo, pois estou muito confiante que vai dar certo. Abri a loja no shopping no dia 20 de julho e já deu pra sentir que os clientes estão voltando à rotina de compras e de atividades normais”, destaca.

Além da Suplemais Suplementos, as outras novidades do Ventura Shopping são: Aquamarine Jóias, Calzoon, Garotas Fashion, Selma Cosméticos, Trilha do Doce, Via Pink, e Zavefen Costuras.

Já no ParkShoppingBarigüi, que possui mais de 300 lojas, as novas operações anunciadas foram: Monte Carlo; Levi’s; Clube Morena Rosa; Hope Lingerie; Amey Clothing; Adidas; The Coffee; Cookie Stories; Billie Brothers; Simple Organic; Magnólia Papelaria; Virus; Happy Walk, Vila Vilô, Mug Kids e Sucão.

Por fim, no Jockey Plaza, entre março e julho foram várias inaugurações: Maxflex, Lynn, Trulenik, Pernambucanas, Servos, Ana Maria, LePetit Macarons, Zinzane, Sou1909 e Good Life. Para os próximos meses, ainda está previsto o início de uma operação da rede Bluefit, de academias; da Zastras,loja de presentes, livros e brinquedos educativos; e da EuroPiel, primeira unidade brasileira da marca de depilação a laser.