Simec/Divulgação

A Volkswagen e a Volvo decidiram nesta manhã de quinta-feria, 19, dar férias coletivas para os funcionários das fábricas da região de Curitiba.  Medida vale a partir do dia 31 de março e será válida por 15 dias, podendo chegar a 20 dias. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) iniciou um plano de Medidas Emergenciais contra o Covid-19 que consiste na negociação de férias coletivas com as empresas, inclusive com o adiantamento de períodos, com as empresas da categoria na região. Ainda seguem em negociação as medidas nas unidades de Renault, CNH e Bosch.

A intenção é manter os trabalhadores em casa para que possam seguir a principal forma de prevenção do coronavírus que é o isolamento social. Com isso, ajudará não apenas os trabalhadores metalúrgicos a se prevenirem, mas também contribuirá significativamente para conter um grande surto no Paraná.

“As férias coletivas de uma categoria tão grande como é a nossa evitarão o uso do transporte coletivo, que é um dos principais locais de contaminação, bem como o contato entre um grande número de trabalhadores, seja na linha de montagem, no uso de equipamentos coletivos ou mesmo nos intervalos de almoço”, resumiu Sérgio Butka, presidente do SMC.

Butka complementa ainda que isso amplia as ações de prevenção que já vinham sendo tomadas pelas empresas, como limpeza, mudanças de horário e concessão de home office. “Essa medida precisa ser tomada agora, quando a curva de contaminação não está tão alta, com isso vamos contribuir significativamente para o achatamento dessa curva, tão falado pelas organizações de saúde”, finalizou.