IPPUC

Com as obras de construção do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, o Teatro Cleon Jacques e demais atividades do Centro de Criatividade de Curitiba passarão por ampla reforma, com melhorias em todas as instalações.

O Teatro Cleon Jacques é um dos elementos de destaque no projeto. A edificação atual será mantida, mas internamente ele será reformulado para garantir mais conforto para o público e melhores condições técnicas para as encenações. Uma das alterações é a localização da entrada do teatro, que ficará do lado oposto, junto à galeria de vidro que dará acesso ao parque das esculturas. Toda a edificação será reformada, porém a atual concepção do teatro será mantida.

O Cleon Jacques foi criado para receber espetáculos que não se enquadram no formato clássico de palco italiano. Por isso, não possui palco e as cadeiras são removíveis, para se adaptar às encenações.

A iluminação cênica do teatro também está prevista no projeto, assim como todos os espaços receberão uma nova iluminação interna e externa.

“O teatro ficará ainda mais versátil, aberto à visitação do público, tendo também uma função multiuso. Poderá receber lançamentos de livros, vernissages, atos municipais”, explica o autor do projeto do Memorial Paranista, o arquiteto Guilherme Klock.

Os demais blocos também serão totalmente reformados para receber exposições, os ateliês de arte, a Casa da Leitura Augusto Stresser e ainda uma cafeteria.

Pelo projeto, uma galeria de vidro coberta faz a conexão entre todos os blocos e é a porta de entrada para todos os espaços e também para as salas de exposições, que receberão aproximadamente 80 esculturas de João Turin.

Veja mais imagens de como vai ficar o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço no BARULHO CURITIBA