Os consumidores devem ficar atentos nas compras para Dia das Crianças para comprar produtos seguros e gastar menos. O Proncon-PR orienta que é preciso verificar a qualidade e a segurança dos brinquedos, além de pesquisar preços. É importante também escolher o brinquedo compatível com a idade da criança e se informar sobre sua qualidade e durabilidade.

 Não se deve esquecer a pesquisa de preços. Existem diferenças significativas para um mesmo produto entre os estabelecimentos. Além disso, na hora da compra, pedir sempre a nota fiscal, que é o comprovante válido da aquisição, da garantia e necessário para eventuais reclamações, explica a diretora, do Procon-PR, Claudia Silvano.

Ela recomenda ainda que o consumidor não comprometa seu orçamento doméstico com a compra dos brinquedos e que verifique atentamente o prazo e as condições de pagamento, certificando-se dos juros cobrados no crediário e do preço final do produto.

Segurança

Além de conferir a qualidade e a faixa etária à qual de destina o produto, é essencial confirma se o apresenta o selo do Inmetro – que indica que o produto foi fabricado com as normas técnicas em vigor.

É preciso estar atento também se o produto condiz com aquilo que é apresentado nos anúncios. É recomendável conferir o que foi mostrado na publicidade, pois o que está escrito em um folheto, anúncio ou qualquer mensagem publicitária deve ser rigorosamente cumprido, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto, diz a diretora.

Cláudia destaca que os brinquedos estão sujeitos às exigências do Código de Defesa do Consumidor e devem trazer todas as informações de forma clara e precisa, inclusive sobre o fabricante e o importador, na embalagem e no manual de instruções.

Na loja, a decisão pela compra não deve ser feita apenas pelo visual do produto. É preciso conferir o seu conteúdo, funcionamento, composição e acabamento. Brinquedos de origem duvidosa não têm garantia de segurança e qualidade.

Para as crianças pequenas, os brinquedos não devem conter peças pequenas, com pontas, arestas cortantes e materiais suspeitos de serem tóxicos. As recomendações do Procon-PR valem também para opções de presentes como telefones celulares, eletroeletrônicos e roupas.