Franklin de Freitas

A mais recente pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mostra que as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram pelo segundo ano consecutivo. Igualmente, está em alta o Volume Geral de Vendas (VGV) das unidades residenciais.

Segundo a pesquisa, nos primeiros seis meses do ano, as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram 18,4%, em relação a idêntico período de 2021. Assim, foram 3.987 unidades vendidas, ante 3.368 de janeiro e junho do ano passado.

Nesse sentido, a análise é de que o mercado imobiliário na capital paranaense mantém indicadores positivos, mesmo enfrentando cenário adverso. Ou seja, em contexto ainda de pandemia de Covid-19 e de inflação elevada.

“O mercado imobiliário continua comprador. As pessoas guardaram dinheiro, capitalizaram-se durante a pandemia e hoje têm acesso à compra do imóvel de uma forma muito mais saudável”, avalia o presidente da Ademi-PR. Para Salvático, “resiliência” é a melhor palavra para definir como o mercado imobiliário atravessa a atual conjuntura.