livros
Imagem ilustrativa (Canva)

Um grande número de estudantes está se preparando para o vestibular concorrendo por uma chance de ingressar em uma universidades em 2025, e um dos pontos da preparação desses alunos é a leitura obrigatória dos livros clássicos cobrados nas provas, são mais de 10 obras literárias em cada uma das instituições.

“São tantos assuntos que os candidatos têm que se preparar, por isso às vezes acabam deixando as leituras obrigatórias passarem. A minha dica é começar o quanto antes para não virar uma ‘bola de neve’ e conseguir focar em outros blocos”, aconselha o professor Alencar Schueroff, daPlataforma Professor Ferretto.

Pensando nisso, o docente separou 4 autores mais cobrados nos vestibulares:

Machado de Assis

Machado de Assis é um autor clássico brasileiro (1839 – 1908), “Machado é um dos autores clássicos que mais são pedidos nas provas, e suas obras estão presentes por sua habilidade em explorar temas universais, com diversos tipos de texto, contos, crônicas, poemas e romances” conta Schueroff.

As obras Quincas Borba (Fuvest e UERJ), Várias histórias (UFRGS), Casa Velha (Unicamp) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (UFGD) são os livros do autor que estão nas listas de leituras para as provas.

Paulina Chiziane

Paulina Chiziane é uma destacada escritora moçambicana, nascida em 4 de junho de 1955. Ela é conhecida por ser a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Sua obra literária é marcada por uma profunda exploração das questões sociais, culturais e de gênero em Moçambique. “é uma voz proeminente na literatura africana contemporânea, utilizando sua escrita para explorar temas sociais relevantes e promover a igualdade de gênero em sua sociedade”, diz o professor.

Niketche: uma história de poligamia está na lista de três vestibulares – UNICAMP, UFRGS e UEL.

Ruth Guimarães

Ruth Guimarães foi uma escritora paulista (1920 – 2014), ela é conhecida por sua contribuição à literatura afro-brasileira, abordando temas relacionados à cultura negra e às questões sociais. Ela destacou-se por seu engajamento na promoção da diversidade étnica na literatura. “Ruth Guimarães foi uma contadora de histórias incrível, trazendo a vida e as tradições da cultura afro-brasileira para suas páginas”, conta.

Um de seus livros, o título Água Funda, está presente nas listas Fuvest e UFRGS.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa foi um poeta clássico (1888 – 1935), “É um dos nomes mais requisitados nos vestibulares, e sua obra tem presença constante por um motivo: sua extraordinária habilidade em explorar diferentes perspectivas e temas através de uma multiplicidade de vozes literárias. Seja nas suas poesias, nas prosas ou nos heterônimos que criou “, diz.

Melhores poemas (UEL) e Tabacaria – poema – (UFGD) serão cobrados nos vestibulares.

Sobre aPlataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 14 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.