porto alegre
Vista aérea de Porto Alegre (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as atividades de pousos e decolagens até o final do mês e maio. A decisão foi comunicada nesta manhã de segunda-feira, 6 de maio, em nota pela Fraport Brasil, empresa responsável pelo aeroporto de Porto Alegre.

A suspensão ocorre por conta da catástrofe causada pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul. A pista do aeroporto está alagada e dentro do prédio, fotos divulgadas pela empresa mostram que a água já alcança as escadas rolantes.

As companhias aéreas começaram a suspender os voos na última sexta-feira (3), mas ainda não havia uma definição mais ampla sobre a situação do aeroporto.

Inicialmente, a estimativa era de que o aeroporto voltasse a funcionar na próxima sexta-feira, 10. No entanto, agora com a definição da Fraport, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que as aéreas associadas a ela cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso.

Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.

A associação ressalta que os aeroportos das cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no Estado.