buraco na 277
Buraco reapareceu no Km 98 da rodovia (Foto: Franklin de Freitas)

Um buraco voltou a aparecer em um trecho da BR-277, no perímetro urbano de Curitiba, no bairro Orleans. O problema é recorrente. Em fevereiro o buraco já havia prejudicado o tráfego na região. Foi fechado mas com as chuvas dos últimos dias, ele voltou a aparecer no fim de semana.

A Via Araucária, concessionária que assumiu o trecho recentemente, informa que, “desde que assumiu a concessão do lote 1, no dia 28 de fevereiro, tem realizado intervenções corretivas para resguardar a segurança dos usuários que trafegam na altura do km 98, na BR-277, na região do Orleans, em Curitiba”.

A concessionária enfatiza que o projeto para solucionar o problema de forma definitiva está em fase de conclusão e que, inclusive, a metodologia executiva está praticamente definida. A concessionária ressalta ainda que está trabalhando em conjunto com os técnicos da Prefeitura de Curitiba para a solução do problema, pois há uma interface com a macrodrenagem urbana, para tratar desta erosão.

“Em relação à sinalização, a colocação dos cones foi realizada desde às 23 horas de ontem (domingo, 14) para que os motoristas pudessem diminuir a velocidade ao passar no local. Neste momento, a Via Araucária está providenciando a interdição da faixa 2, sentido decrescente. Durante a noite não era possível fazer esse manejo por conta do grande volume de chuva e existia a possibilidade dos cones serem arrastados até a pista, o que poderia causar acidentes”.

“É importante destacar que o buraco localizado na altura do km 98 da BR-277, na região do Orleans, em Curitiba, já estava presente antes da administração da concessionária. E, como não havia estudo anterior sobre a situação, a Via Araucária teve que iniciar sondagens para melhor compreensão da situação e realização de reparos ou revitalização total”, diz a nota da concessionária.

“Hoje, as equipes de Projeto e Obras da concessionária estão em campo e novas ações de contingência serão tomadas imediatamente”.