liceu
(Foto: Ricardo Marajó/FAS)

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, recebeu nesta quarta-feira (17/4) a diretoria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) para celebrar a liberação gratuita de 350 horas mensais em cursos de qualificação profissional ofertados pela instituição ao programa Liceu de Ofícios e Inovação.  

A Prefeitura e o CIEE são parceiros desde 2017 para capacitar a população para o mercado de trabalho. Desde então, foram oferecidas mais de 81 mil vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos, inclusive para as pessoas em situação de rua.

“Nossa parceria com o CIEE gera oportunidades para as pessoas que desejam se desenvolver profissionalmente e se preparar para o competitivo mercado de trabalho”, disse Eduardo, que recebeu o grupo acompanhado da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, e do diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues.

Para o presidente do CIEE-PR, Antoninho Caron, a parceria com a Prefeitura é motivo de orgulho para a instituição que trabalha desde 1967 e já formou e capacitou 1,6 milhão de estudantes para o ingresso no mundo do trabalho. “Mais do que números, estamos gerando oportunidades de treinamento, capacitação, promoção, desenvolvimento e valorização de seres humanos”, disse.

Caron esteve no gabinete do vice-prefeito acompanhado dos diretores David Antônio Pancotti, Francisco Ferraes Neto, José Eduardo Sarmento e Márcia Schier, além da gerente social, Simone Paulin, e da coordenadora de cursos, Carla Galvão.

Cursos

O termo de colaboração, que tem validade de um ano, prevê que a FAS possa usar todos os meses 350 horas em um rol de 50 cursos desenvolvidos pelo CIEE. Entre eles, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Auxiliar Administrativo, Informática, Preparação para Entrevistas, Excell e Marketing Pessoal.

Os cursos tem carga horária de 4 a 24 horas. As aulas são realizadas em unidades da Prefeitura, como as Ruas da Cidadania, e da FAS, como os Liceus de Ofícios, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua, em todas as regionais da cidade.