arte1
Festival FIRMA (Foto: Juliano Honoratto)

Curitiba será palco neste final de semana da segunda edição do Festival Irmandade Alimentada (Festival Firma), que acontece no próximo sábado (6 de abril) e domingo (7) e vai unir mais de 70 artistas para compor um mural no Colégio Estadual Prof.ª Izabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 – Pinheirinho). O evento é aberto ao público e conta com programação cultural e almoço gratuito.

O evento reúne graffiti, música e poesia, com o objetivo de fortalecer estas manifestações na cidade e valorizar nossa cultura alimentar. A programação cultural terá início às 9 horas da manhã de sábado, quando o muro será liberado para início da composição do mural. Ao longo de dois dias, uma série de atividades culturais estão programadas para receber não só os jovens da comunidade do colégio onde acontece o evento, mas também todas e todos os interessados em arte, na cultura hip-hop e nas ideias da produção de alimentos e da boa nutrição.

Programação cultural

Dentre as atrações, destaque para o Slam das Gurias, o rapper Kong Cutz e a apresentação dos DJs Baqueta; Kozmica, Pesp, Xaro, Mitay, Babs e Franco. A programação também inclui as oficinas de horta com James Willian e de reaproveitamento de alimentos com Pedro Munhoz, a roda de conversa sobre alimentação com o professor Ivan Santos e o Cineclube Firma, com a apresentação e debate sobre os filmes “Ilha das Flores”, documentário dirigido por Jorge Furtado, e “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo.

Almoço grátis

Uma das características do FIRMA é o almoço grátis – sim, no FIRMA o almoço é grátis! Tanto no sábado quanto no domingo, será distribuído durante o almoço uma feijoada vegetariana que será produzida por voluntários e pela organização do FIRMA – a distribuição acontece mediante disponibilidade e horário a ser confirmado na programação.

Arrecadação de alimentos

Nesta edição do FIRMA também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para famílias que residem na região próxima à escola. A organização sugere que cada participante contribua com 2kg de alimentos não perecíveis – pedido que se estende ao público e aos artistas participantes do evento.

História do Festival

Um desencontro entre a arte e a lei fez surgir a semente do FIRMA. Para tentar reverter uma eventual punição por uma pintura sem autorização, artistas da periferia de Curitiba bolaram uma proposta para ocupar mais de 650m² de parede, impactando toda a comunidade da Vila Pluma, no bairro Pinheirinho, parte sul da cidade de Curitiba.

FIRMA é o acrônimo de Festival Irmandade Alimentada, ideia concebida em 2021, quando o combate à pandemia do Covid-19 impôs uma série de restrições que, entre tantos fatores, impactou nos encontros, no trabalho e, consequentemente, no acesso à comida, trazendo a insegurança alimentar para a pauta das cidades. Essa foi a ideia central naquele dezembro de 2021, quando uma corrente de esforços reuniu mais de 80 artistas, comunidade e patrocinadores em dois dias de cultura e solidariedade – ao total, foram arrecadados mais de 150 quilos de alimentos que foram doados à comunidade da Vila Pluma, no bairro Pinheirinho.

Conexão entre arte, cultura e alimentação

Para reforçar a conexão entre arte, cultura e a alimentação, segue abaixo entrevista com Luana Lara Rocha, nutricionista e pesquisadora do GEPPAAS – Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da UFMG.

Luana é uma das autoras de recente pesquisa sobre a percepção dos residentes de favelas brasileiras sobre o ambiente alimentar, repercutida nacionalmente no último mês de março nos principais veículos de imprensa do país. O estudo é fundamental para entender a importância da conscientização e do acesso à informação sobre a alimentação, que há muito tempo deixou de ser encarada apenas como a ingestão de nutrientes: é também cultura, acessibilidade e políticas públicas.

Serviço:
FIRMA 2ª Edição – Mesa Farta, Ideia Forte
6 e 7 de Abril de 2024 – das 9h às 17h.
Colégio Izabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 – Pinheirinho)
Grátis – Sugestão: Doação de 2kg de alimentos não perecível por participante