Franklin de Freitas

Ainda faltam três meses para o Natal, mas Curitiba já tem lojas vendendo produtos de decoração natalina. Na semana passada a Noel Decorações, no Shopping Curitiba, começou a comercializar produtos da época, com milhares de produtos para todos os gostos e bolsos. São mais de 1.500 itens, como árvores de vários tamanhos, pisca-pisca, bonecos, papai noel, renas, presépios, guirlandas e ainda diversos tipos de enfeites como: laços, bolas e flores.

Da mesma forma, lojas no eixo da Avenida Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, também já planejam em suas vitrines produtos de decoração para o Natal. A retomada do convívio social é visto como um estimulante para o consumidor neste ano, diferente do que aconteceu no ano passado. “Estamos confiantes e animados. Com a retomada gradual do convívio social,  as pessoas vão celebrar a data de uma forma mais intensa e a decoração natalina tem um lado afetivo muito forte”, diz Sônia Oliveira, proprietária da loja Noel Decorações.

Os desafios impostos pela Covid-19, no entanto, persistem em grande medida para o ano corrente. Isso não só por ainda haver a recomendação de distanciamento e isolamento social, mas também pela dificuldade das empresas em conseguir produtos e matéria-prima, como destaca Maurício Menegusso, gerente da Sete Embalagens, que fica na Av. Sete de Setembro, 2053, no Centro de Curitiba.

“Ainda está bem complicado, bem difícil a falta de matéria-prima, de tudo neste ano… Tudo importado, tudo da China, tudo tá tendo problema”, desabafa o comerciante, relatando que o mercado – e inclusive sua empresa – começará a investir mais forte no clima natalino depois do Dia das Crianças. “Estamos tocando o barco, aguardando a chegada de mais algumas coisas nos próximos dias. Passou o Dia das Crianças, vamos fazer um negócio bem legal em nossa loja”, promete.