O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar ao Paraná no próximo dia 20 para anunciar a liberação de verbas para a implantação de projetos da Itaipu e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Foz do Iguaçu. De acordo com informações da prefeitura de Foz do Iguaçu, a notícia foi confirmada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Roberto Alliana, após reunião em Brasília com representantes do PT e da Secretaria da Presidência.

As obras do PAC estão previstas para as regiões do Porto Meira e Jardim Santa Rita, na Grande Três Lagoas. A expectativa inclui a ordem de construção de apartamentos para as famílias residentes na Vila União, conhecida como Favela da Guarda Mirim. O projeto desenvolvido pela prefeitura foi incluído no PAC e já conta com os contratos assinados junto à Caixa Econômica Federal.   

O presidente também assinará liberação de verbas na área de meio ambiente para mais dois projetos em conjunto com o município. Um deles, no valor de R$ 2,6 milhões, envolve recuperação de áreas degradadas no aterro sanitário do Porto Belo e no antigo lixão no Arroio Dourado, incluindo casas para as famílias que ocupam o lugar. O mesmo projeto prevê a construção de três unidades para separação do lixo reciclável.

O outro programa previsto refere-se ao repasse de R$ 1,1 milhão para ampliação do projeto de coleta seletiva. “Os recursos são do fundo social do BNDES e serão repassados para o programa da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz”, informou André Alliana. “Além da construção de barracões, o programa inclui treinamento, fornecimento de equipamentos de segurança, aquisição de Kombi e dois caminhões novos, assistência às famílias dos catadores e ampliação de 250 para 520 trabalhadores atendidos no projeto”, complementou.

Na Itaipu a Secretaria da Presidência está fechando uma agenda que inclui assinatura de contratos para liberação de recursos do programa de aqüicultura no Lago de Itaipu. A atividade envolve a consolidação do projeto que possibilita a criação de peixes em tanques-rede para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades beira-lago.