Cerca de 600 famílias de trabalhadores sem-teto organizados pelo  Movimento Popular por Moradia (MPM), que faz parte da Frente Nacional de Movimentos Resistência Urbana, ocuparam dois terrenos vazios na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

As novas ocupações do MPM são próximas da Ocupação Nova Primavera, que o movimento organiza desde setembro de 2012.A primeira delas, denominada Ocupação 29 de Março, foi realizada ainda no final do mês passado, em área contígua à Nova Primavera, na Estrada Velha do Barigui, pouco adiante da fábrica da Toshiba. Conta, atualmente, com cerca de 300 famílias.

Na madrugada da última sexta-feira (17) cerca de 400 famílias ocuparam nova área, esta de 145.200 m², localizado na Rua dos Palmenses, 3721. A ocupação foi batizada com o nome Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e herói nacional.

Segundo o movimento, o terreno há muito tempo se encontrava completamente abandonado. Consta que o proprietário está em falência desde 2009 e que o terreno possui uma série de dívidas de IPTU dos anos de a 2012. O terreno também já foi pego abrigando ilegalmente lixo e resíduos perigosos do aterro privado Essencis, colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.

Na página do Facebook, o movimento alega que o alto custo de vida, decorrente da constante elevação das taxas de inflação no preço dos aluguéis e dos imóveis, aliado ao aumento do desemprego (em especial, na indústria) e à diminuição da atividade econômica  têm impedido o acesso à moradia digna por grande parte da população dos bairros mais pobres de Curitiba e Região Metropolitana. “Soma-se a isso o grande atraso no início do programa Minha Casa Minha Vida 3, do governo federal, originariamente prometido para julho de 2014, adiado em seguida para janeiro de 2015 e que permanece sem data para sua efetiva implantação”, diz a postagem.