O prefeito Gustavo Fruet sancionou na tarde desta terça-feira (15) a lei que estabelece a realização do chamado teste de cariótipo para detecção da síndrome de Down nas maternidades públicas da cidade. O projeto é pioneiro no Brasil e será construído em parceria com o Hospital das Clínicas, Associação Reviver Down e o médico geneticista, coordenador nacional de prevenção e saúde da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Rui Pilotto.

Antes de entrar em vigor, será feito um protocolo clínico para a aplicação nas seis maternidades que atendem pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Importante incluirmos na pauta oficial de Curitiba este tema que é tão sensível e que traz tantas complicações. Vamos trabalhar com cautela, fazer todos os ajustes para que essa lei, de autoria do vereador Felipe Braga Cortês, seja tratada de forma responsável para se tornar um legado para a cidade, disse o prefeito Gustavo Fruet.

O secretário municipal de Saúde, Cesar Monte Serrat Titton, diz que a sistematização envolverá toda a rede municipal até a construção do protocolo e a definição do fluxo operacional do exame.

Temos hoje o Hospital de Clínicas que é uma referência na área e já demonstra disposição de ampliar a melhora do fluxo do exame e da confirmação em paralelo com os cuidados de comunicação para a família, disse Titton.

Ele ainda destaca que a estratégia é inédita no Brasil e será construída de forma escalonada. Precisamos pensar em vários critérios para estruturar a operacionalização em parceria com as instituições parceiras, pois não temos nenhuma referência para se espelhar no processo de operacionalização da lei. É uma estratégia nova que será aplicada e implementada com base em outros referenciais e modelos de atenção do mundo, concluiu o secretário.

A partir da definição e funcionamento do protocolo para a realização do teste, que deve iniciar no primeiro semestre de 2016, haverá uma garantia de respeito aos direitos das crianças com Down e seus familiares, atendidos pelo SUS.

Participaram do ato de assinatura o secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, o vereador Felipe Braga Cortês e representantes da associação Reviver Down.