Quatro dos nove hospitais do SUS para Covid-19 em Curitiba estão com UTIs lotadas

Josianne Ritz

Gilson Abreu/AEN

Quatro dos nove hospitais do SUS exclusivos para Covid-19 em Curitiba estão com as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) lotadas, segundo dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde na quinta (26). São eles: Hospital Erasto, Hospital São Vicente, Hospital do Trabalhador e Hospital de Reabilitação. O Hospital do Idoso está com taxa de ocupação de 99% nas UTIs.  Restam apenas 13 leitos livres. No casos das enfermarias, quatro estão lotadas também: Cruz Vermelha, Erasto, Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador. A

A situação nos hospitais da rede particulares também continua à beira do colapso. Quatro hospitais continuam fechados para atendimento diante da demanda de casos de Covid-19: Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Sugisawa, Hospital Nossa Senhora das Graças e Instituto de Neurologia.  A possibilidade de colapso na rede hospitalar, junto com aumento das mortes por coronavírus, foi um dos indicadores para Curitiba decretar a bandeira laranja nesta sexta (27). 

Veja o que muda com a bandeira laranja

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, reativou em uma semana 304 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 no Paraná. Desde o dia 20 e até esta sexta-feira (27) foram reativos 105 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 199 de enfermarias. entre os leitos reativados esta semana, constam também os 41 leitos de UTI e 53 de enfermaria anunciados pelo município de Curitiba. Destes, o Estado disponibilizou 12 respiradores e 12 monitores para a Secretaria Municipal, possibilitando a ativação de 10 leitos de UTI. 

O governo do Estado também suspendeu as cirurgias eletivas em todo o Paraná. A medida está no decreto 1412, editado na noite desta quinta-feira, 26, e deve entrar em vigor por 30 dias, a conta de 1º de dezembro. A informação foi dada nesta manhã de sexta-feira, 27 de novembro, pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista ao jornal matinal da RPC, Bom Dia Paraná, e ocorre na mesma semana que as cirurgias eletivas foram suspensas em toda a rede púiblica e privada de Curitiba.

Balanço dos hospitais com vagas exclusivas para Covid-19/SUS – dados de quinta (26)

Adulto                                     UTI Enfermaria

Hospital da Cruz Vermelha       63% 100%
Hospital Erasto                      100% 100%
Hospital de Clínicas                90% 100%
Hospital Santa Casa                98% 69%
Hospital São Vicente                100% 38%
Hospital Evangélico                   95% 85%
Hospital do Idoso                     99% 90%
Hospital do Trabalhador          100% 100%
Hospital de Reabilitação           100% 60%

Infantil
Hospital Pequeno Príncipe         60% 40%
Hospital Evangélico                  X      20%
Hospital de Clínicas                   20%  X

*dados da Sesa atualizados na quinta (26)

Boletim atualizado

Nesta sexta-feira (27), Curitiba registrou 1.571 novos casos de covid-19 e 16 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Doze desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As novas vítimas são 11 mulheres e cinco homens, com idades entre 21 e 90 anos. Três não tinham fator de risco para complicações da covid-19. São 12.973 casos ativos na cidade, um novo recorde de toda a pandemia. Os casos ativos são correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. A Prefeitura mudou o nível de risco para covid-19 em Curitiba para bandeira laranja nesta sexta.

Até agora são 1.694 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 75.015 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 60.348 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.