Divulgação/Copel

A madrugada desta quinta-feira (20) foi de temporal em quase todo o Paraná. Ventos e chuva fortes foram verificados no Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste do Estado. Em Curitiba, a madrugada foi de muitas descargas atmosféricas.

No mapa abaixo as condições do deslocamento das tempestades no Paraná no fim da madrugada.

Reprodução/Simepar

Cerca de 90 mil unidades consumidoras ficaram sem luz devido ao temporal de grandes proporções que atingiu todo o Estado na madrugada desta quinta-feira (20). As regiões mais afetadas foram o Centro-Sul, com 35.283 consumidores desligados, e o Oeste, com 34.424.

740 eletricistas de serviços e manutenção da Copel trabalham para reconstruir a rede e restabelecer o fornecimento de energia. As equipes, que estão recebendo reforços de regiões menos afetadas, trabalham para atender 2.203 serviços emergenciais espalhados por todo Estado. Do total, 1.237 estão localizados na Região Oeste.

Os municípios com maior número de unidades consumidoras sem energia no momento são Prudentópolis, com 11.043 desligados, e Palmital (4.746) no Centro-Sul, Jesuítas (3.251), Formosa do Oeste (3.251) e Assis Chateaubriand (3.107), na região Oeste. A grande mobilização de profissionais da companhia seguirá trabalhando ao longo do dia de hoje para que o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores seja restabelecido.

SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Sem água

As fortes chuvas que atingiram a região Noroeste do Estado estão afetando o abastecimento de água em vários sistemas nesta quinta-feira (20). As cidades de Altamira do Paraná e Campina da Lagoa, os distritos de Salles de Oliveira e Bela Vista do Piquiri, em Campina da Lagoa, e os distritos de Santo Rei e Geremias Lunardelli, em Nova Cantu, podem ter falta de água devido ao comprometimento do fornecimento de energia nas unidades de produção e distribuição da Sanepar.

As equipes da Copel trabalham para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento. A princípio, a previsão é que a normalização no abastecimento de água ocorra na manhã de sexta-feira (21).

Todo maquinário e equipamentos dos sistemas de abastecimento precisam do fornecimento de energia, incluindo motores, bombas, válvulas e sistemas de automação.

Na sexta-feira (21), o eixo da frente fria continua provocando tempestades em vários setores paranaenses entre a madrugada e manhã. Gradualmente o sistema frontal se afasta em direção ao Sudeste do Brasil, sendo substituído por uma massa de ar mais estável. Desta forma é bem provável que durante a tarde pouca chuva ocorra no Paraná, com o sol aparecendo. A partir do anoitecer as temperaturas apresentam um declínio mais significativo nas regiões mais ao sul.