doutor
Foto: Wikipedia

É com pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do Dr. Daisaku Ikeda, ocorrido na noite de 15 de novembro em sua residência em Shinjuku, Tóquio/Japão, aos 95 anos de idade, por causas naturais.

Dr. Ikeda deixou um legado nas áreas de paz, cultura e educação, tanto no Japão quanto internacionalmente. A UFPR teve a honra de conferir a Daisaku Ikeda o título de Doutor Honoris Causa em uma cerimônia realizada em 10 de dezembro de 1992, reconhecendo sua significativa contribuição para a promoção dos valores para a humanidade.

Nascido em Tóquio em 2 de janeiro de 1928, Daisaku Ikeda foi uma figura que desempenhou papéis como filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês. Graduado pela Faculdade Fuji Júnior, sua trajetória foi marcada por uma intensa produção literária que abrangeu temas como humanismo, paz, sociedade, juventude, arte e literatura. Seus escritos, traduzidos para mais de quatorze idiomas, transcendem fronteiras culturais.

O reconhecimento internacional de suas contribuições inclui o Prêmio Mundial do Humanismo, concedido pela Academia do Humanismo da Macedônia, em 2007. Além da UFPR, outras instituições brasileiras conferiram-lhe o título de Doutor Honoris Causa, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1993, o Centro Universitário Ingá, em 2007 e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2019, em reconhecimento aos seus relevantes serviços em prol da paz e da educação.

A Academia Brasileira de Letras também reconheceu a importância de Daisaku Ikeda, nomeando-o membro correspondente.

A UFPR expressa suas condolências e agradece pela contribuição notável desse ilustre líder ao avanço do conhecimento e à promoção da paz mundial.