A divulgação ontem da pesquisa Datafolha deve mexer com a estratégia dos principais candidatos a prefeito na propaganda televisiva. Em queda, Gustavo Fruet (PDT) terá que mexer em seu programa, que nitidamente não empolgou o eleitor, pelo contrário, deu a sensação de que o candidato parece cabisbaixo, desanimado e pouco à vontade, com um discurso hermético e sem objetividade. Rafael Greca (PMDB), que também oscilou negativamente, poderá ter que rever sua campanha agressiva contra a atual administração. Já Ratinho Júnior (PSC) é o único que deve manter o formato atual, que vem dando certo, enquanto Luciano Ducci (PSB), em ascensão, pode intensificar os questionamentos ao candidato do PSC para tentar minar sua base de votos.

Diapasão
No programa de ontem, o prefeito Luciano Ducci (PSB) maneirou um pouco no tom da voz. Ficou melhor. Até então, ele vinha falando em um diapasão acima do normal, de discurso, o que dava uma impressão de nervosismo e exasperação. Agora, passou a falar como alguém que conversa diretamente com o interlocutor.

Hã?
Da série afirmações que não fazem sentido: Alzimara Bacellar (PPL) disse ontem que estatísticas não criam possibilidades.

Heim?
Outra, da candidata a vice de Bruno Meirinho (PSol), Sueli Fernandes: em defesa da linguagem de sinais, contra o machismo e a pobreza.

E o Kiko?
Da série informações que você não poderia ficar sem saber: ontem descobrimos que a vice de Meirinho jogou na seleção de handebol.

Purpurina
O PSol colocou no ar um jingle com base na frase de Caetano Veloso: Gente é pra brilhar, complementado por frases como mas tem um cara no poder que parece que não sabe.

Acredite se quiser
Na propaganda política é assim. Todos os candidatos foram bons alunos, bons filhos, ninguém ficava de recuperação, ninguém fazia malcriação, ninguém tirava nota baixa na escola. Ontem, Gustavo Fruet (PDT) escalou a mãe, a irmã e a namorada para desfilar elogios a ele. Já Ratinho Júnior (PSC) foi descrito como um jovem cheio de energia. Tanta virtude, assim, nem no Vaticano.

Calçadas
Avanilson Araújo (PSTU) não se conforma com o plano da prefeitura de gastar R$ 28 milhões para reformar as calçadas do Batel. E no Jardim Sabará, como fica, pergunta ele.

Milagre
Ratinho Júnior promete, ao mesmo tempo, zerar o déficit de vagas nas creches, ampliar o horário de atendimento até as 19 horas, e pasmem, ao mesmo tempo, reduzir de 8 para 6 horas a jornada de trabalho diário das educadoras que atendem as crianças. Só faltou dizer quanto isso vai custar e de onde vai sair o dinheiro.

Mundo cão
E o programa de Rafael Greca (PMDB) continua usando e abusando da reprodução de imagens do noticiário. Ontem, levou ao ar trechos de reportagens em que pessoas descontentes com a demora de atendimento agrediam funcionários de unidades de saúde.

Paralelo
Ninguém pode negar que Greca tem criatividade. Posto de saúde sem médico parece restaurante sem comida e sem cozinheiro, comparou ele ontem.

Star
Candidato a prefeito de Ponta Grossa, o deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), assume ares de popstar em seu programa eleitoral. Dá autógrafos, faz o sinal de coração com as mãos. Manda beijos para a platéia. O próximo passo é participar da dança dos famosos do Faustão.


NA REDE
Incontinência (foto)
Em tempos de celulares com câmeras digitais, o cuidado no que falar ficou ainda mais necessário. Que diga o prefeito do Rio de Janeiro e candidato a reeleição, Eduardo Paes (PMDB), flagrado em vídeo postado no You tube (youtu.be/g7KU3cKNBSU) declarando as singelas palavras, ao ser vaiado pela plateia: quem está se manifestando deve ser flamenguista. Saiba que que só trato bem flamenguista na época de campanha pra arrumar voto.