A presidente Dilma Rousseff mantém uma distância olímpica em relação às eleições municipais em Curitiba. Isso não impediu que os candidatos Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB) deflagrassem, nos últimos dias, uma intensa disputa pelo apoio da presidente. No programa veiculado na noite de quarta-feira, Fruet desferiu pesados ataques à Ducci por ter usado imagens de Dilma em sua propaganda. E na falta de um depoimento de apoio da própria presidente, colocou no ar a gravação na qual Dilma anuncia a redução das tarifas de energia elétrica. Ducci não se fez de rogado, e iniciou o programa explorando novamente a boa relação com o governo federal. Acabar com a pobreza é a grande meta do governo Dilma, do qual meu partido faz parte da base aliada. E a presidente Dilma tem Curitiba como exemplo nessa missão, disse o prefeito. Enquanto isso, Ratinho Júnior (PSC) segue correndo solto e, segundo as pesquisas, angariando a maioria das intenções de voto entre os eleitores simpatizantes do PT. O que dá a entender que a disputa entre Fruet e Ducci, além de não dar resultado para os dois, só beneficia o candidato do PSC.
Gênero
Fruet exibiu uma série de depoimentos de mulheres ligadas à sua campanha. Da esposa, Márcia Oleskovicz; da irmã, Eleonora Fruet; e da candidata a vice, Mirian Gonçalves. Hoje os principais cargos públicos do país são ocupados por mulheres, uma na presidência da República e outra na Casa Civil, destacou a vice, referindo-se à Dilma e à Gleisi Hoffmann.
Bancada
Fruet também apareceu ao lado de Gleisi em uma espécie de encontro com mulheres. A ministra foi escalada para destacar a relação entre o pedetista e a presidente. O Gustavo, pela sua postura e por suas propostas, é o verdadeiro parceiro da presidenta Dilma nessa aliança por Curitiba, disse a ministra.
Linhas tortas
Por vias enviezadas, Gleisi abordou o papel de Fruet na CPI que investigou o escândalo do mensalão. Gustavo sempre esteve ao lado da ética, combatendo a corrupção na política independente de nomes ou partidos sem dar chance para o malfeito. Também a presidenta Dilma pensa e age assim, afirmou.
Inédito
E pela primeira vez em sua propaganda, Fruet se referiu pessoalmente à Dilma. Gleisi, fico feliz de contar com o seu apoio e do governo da presidenta Dilma, afirmou o candidato, que até então se referia genericamente ao governo federal, sem citar o nome da presidente.
Ninguém tasca
No final do programa de Fruet, um apresentador partiu para o ataque direto à Ducci. Condenou o fato do prefeito supostamente criticar o PT na propaganda do rádio e em panfletos, e depois elogiar Dilma na televisão. Ducci e demais candidatos: a Dilma é nossa, disse ele.
Decoreba
A vereadora e candidata à reeleição, Julieta Reis (DEM), parece querer vencer o eleitor e ou telespectador pelo cansaço. Repetiu pelo menos umas cinco vezes sou Julieta Reis em sua propaganda, ontem.
Entrelinhas
O vereador Emerson Prado (PSDB) destaca em sua fala que foi presidente de uma CPI histórica, e que por isso, foi ameaçado e perseguido. Ele só não explica que a tal CPI foi a que investigou as denúncias contra o ex-presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB). E que no final, a comissão arquivou as denúncias contra o ex-vereador, alegando não ter provas contra ele.
Mea culpa
Apesar da amnésia parcial, Prado ainda teve tempo para uma certa autocrítica. Não temos a cidade que queremos, mas está bem melhor do que antes.
Trocados
Rafael Greca (PMDB) se diz contrário aos radares eletrônicos, que segundo ele, só servem para enriquecer as empresas que os operam e dar uns trocados para a prefeitura. E defende a substituição dos mesmos por lombadas eletrônicas.
Furacão
O ex-jogador de futebol do Atlético Paranaense, Paulo Rink (PPS), disputa uma cadeira na Câmara Municipal. Tenho um nome a zelar, afirma, que se apresenta ainda como o furacão da mudança.
Chuta que é laço
Depois do sertanejo universitário e do tecnobrega, a nova onda agora é o gospel funk. Autor do hit – Chuta que é laço, Adriano Gospel Funk (vídeo), é candidato a vereador na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. E na propaganda se apresenta como a voz da juventude.