Os dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que o perfil do eleitor médio de Curitiba é de pessoas do sexo feminino, com idade entre 45 e 59 anos, e ensino médio completo. E as mulheres, sozinhasm representam 54% do eleitorado da Capital. Nessa faixa etária específica elas representam mais 26%. O que significa que em uma disputa acirrada como a deste ano, ninguém se elege ou sequer chega ao segundo turno se não conquistar os votos delas. Não por acaso, os candidatos a prefeito têm explorado esse filão na campanha. O programa de Gustavo Fruet (PDT), por exemplo, veiculou ontem uma série de depoimentos de eleitoras, todas dentro ou próximas desse perfil, mirando ainda nas mulheres que são beneficiárias de programas federais. Ratinho Júnior (PSC) não ficou atrás, e dedicou todo o programa a elas. Em determinado momento, exibiu depoimento de uma eleitora que se identificada como curitibana e mãe. Até o nanico Bruno Meirinho (PSol) apelou para o depoimento de uma senhora que sofreu seqüelas físicas em um acidente para denunciar o preconceito e a violência contra as mulheres.

Importação
Rafael Greca (PMDB) continua tentando se diferenciar dos demais concorrentes com ideias polêmicas e modernosas. Depois de parques e usinas para captação de energia solar, agora promete implantar táxis com veículos movidos a hidrogênio, como se faz na Suécia.

Se vira nos 30
É inegável que Greca, diante da evidente escassez de recursos, tem se saído bem na propaganda com tiradas espirituosas. No programa de ontem, ele apresentou um quadro no qual aparecia à frente de uma cadeira de escritório desocupada. Quem é apenas uma cadeira vazia? Quem não vai nos debates? Quem é vazio de ideias? Produto de mercado, cavaletes de duas caras? Uma vez no poder pode virar as costas para você, disse o peemedebista, em tom enigmático.

Pet
Um candidato a vereador pelo PRP é no mínimo, curioso. Autointitulado de Popular Animal, o candidato sugere que nestas eleições a população deve eleger um animal. Meu nome é animal e ponto final, diz.

Inéditos
A menos de um mês da campanha parece que começam a faltar os adjetivos. O presidente estadual do PT do B, Danilo D’Ávila apresenta agora seus candidatos da seguinte maneira: Vote nos candidatos inéditos.

Praça da Bíblia
A candidata Mirian Sengaglia (PSDB) faz de tudo em seus 15 segundos para conquistar os eleitores. Cantou, abençoou, prometeu a Praça da Bíblia. Coragem não faltou, muito menos carão.

Ela recomenda
Sai Wilson Picler e entra Gleisi Hoffmann. No programa de televisão dos vereadores da Coligação Curitiba Quer Mais (PDT/PV/PT) quem apareceu pedindo votos foi a ministra da Casa Civil.

Padrinho
Outra figura nacional do PT também apareceu na propaganda esta semana. O deputado Dr. Rosinha pediu votos para a candidata Salete. Dia desses, era para a vereadora professora Josete que ele fazia o pedido.

Cola nela
Só da Gleisi também no facebook do candidato Gustavo Fruet (PDT). Em sua página, ele ressaltou a aliança postando uma foto dele com a Ministra com a seguinte legenda: Uma aliança em defesa da cidade e feita por pessoas de bem. Agradeço todo apoio da ministra Gleisi e a garantia de uma parceria com o governo federal para melhorar a aplicação dos recursos da União, principalmente em infraestrutura, habitação, saúde e mobilidade.

Figurante
Campanha eleitoral é fogo. Não dá nem para tirar um cochilo no banco da praça sem correr o risco de virar figurante na propaganda de televisão. Foi o que aconteceu, ontem, no programa de Carlos Moraes (PRTB), que flagrou um desavisado dormindo na praça Rui Barbosa para falar sobre o problema dos moradores de rua.

Napa sagrada
Pastor da igreja Batista, o candidato a prefeito de Vitória (ES), Edson Ribeiro (PSDC), ousou em seu programa de televisão (veja o vídeo), dizendo que sobe o morro para pregar. Se eu tiver que usar a Bíblia, eu vou é cheirar. Porque eu como outros pastores sou ‘cheirador de Bíblia, diz ele.