Ratinho Júnior (PSC) partiu para o ataque direto à administração do prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB) no programa de televisão veiculado ontem à tarde. Até então, o candidato do PSC vinha fazendo uma campanha essencialmente propositiva, como reza os manuais de marketing eleitoral para quem está na frente nas pesquisas. A mudança de estratégia é uma resposta à escalada de ataques que a campanha de Ducci vem fazendo contra Ratinho Jr, e que tiveram como ápice a ação que proibiu seu pai, Carlos Massa, o Ratinho, de participar da campanha do filho. No programa de ontem, o candidato do PSC exibiu imagens de favelas para afirmar que Curitiba tem regiões semelhantes às mais pobres do País. E que isso aconteceu porque a cidade cresceu, e faltou competência e planejamento por parte da prefeitura para evitar o agravamento de problemas envolvendo o trânsito, o transporte coletivo e o atendimento em saúde.

Eleitoreiras
No programa de ontem, Ratinho Júnior também criticou as obras em época de eleição. Segundo ele, a população não se deixa mais enganar por esse tipo de artimanha. E as pesquisas mostram que a população quer mudança.

Acelerando
A linguagem do programa de Ratinho Júnior também apresentou mudanças. O candidato do PSC adotou de vez o modelo Nextel de apresentação, na qual ele aparece caminhando rapidamente enquanto faz seu discurso. Os cortes de edição e mudanças de cenário estão mais rápidas, o que deu ainda mais dinâmica para a propaganda. 

Paralelo
Uma nova propaganda de Ratinho Júnior passou a comparar o candidato a três prefeitos de Curitiba que assumiram jovens. Ney Braga, aos 37, Ivo Arzua, 37 e Jaime Lerner, 34. A idéia é justamente desmistificar o que o prefeito Luciano Ducci vem tentando: demonstrar que a juventude não é um impedimento para uma boa administração.

Franco-atirador
Avanilson Araújo, do PSTU, também continua agindo como franco-atirador. Apareceu em gravação em um terminal de ônibus, segundo ele, feita em uma segunda-feira à noite, em horário de pico, para afirmar que os usuários do transporte coletivo convivem com veículos superlotados, ameaças de assalto e tentativas de assédio sexual, no caso das mulheres. E prometeu abaixar a tarifa para R$ 1.

Tantas emoções
Rafael Greca (PMDB) foi às lágrimas no programa de ontem na televisão. O choro aconteceu em um quadro no qual ele era sabatinado por jovens eleitores e falava sobre a situação da praça Eurásio Correia, que segundo o candidato, virou uma cracolândia. Segundo Greca, os jovens que estão jogados na praça ou no centro da Capital por conta das drogas, lhe conhecem pelo nome. Eles falam comigo, disse o peemedebista, com a voz embargada.

Pedreira
Greca também prometeu trabalhar para reabrir a Pedreira Paulo Leminski. Se não for possível, prometeu construir a Arena da Juventude, para shows e eventos culturais.

Estrela
Conhecido popularmente como cavalo babão, a estátua-chafariz construída no Largo da Ordem por Greca quando era prefeito foi um dos cenários da animação usada pelo candidato do PMDB na propaganda de ontem.


Roupas íntimas
O hit do dia na campanha virtual foi o vídeo no qual o apresentador de TV, Carlos Massa, o Ratinho, aparece em comício do filho, Ratinho Júnior, na última sexta-feira, desafiando a ordem judicial que o proibiu de participar do evento, a partir de ação da coligação de Luciano Ducci. Na ação, os advogados do prefeito alegam que Ratinho pai estaria participando do comício como artista de TV, o que feriria a lei eleitoral que proíbe showmícios. Ratinho pai não gostou e partiu para o contra-ataque.  Eu quero avisar os cuecas de seda que estão tentando me tirar do lado do meu filho, que estão mamando na teta dessa prefeitura faz anos, que vocês estão é se cagando de medo. Porque, na hora em que meu filho entrar na prefeitura, vai abrir aquela caixa preta, e os cuecas de seda vão ver que a cueca deles está manchada, afirmou.