Pesquisa Datafolha divulgada no final de semana apontou que a maioria dos paulistanos é favorável à manutenção do horário eleitoral na TV e no rádio. De acordo com o levantamento, 64% da população pensa que a publicidade eleitoral deve continuar existindo, apesar de 34% que afirmam que o modelo deve ser repensado. Outros 32% sugerem que o espaço seja extinto. A pesquisa mostra ainda que 57% dos ouvidos declaram que assistirão ao programa. A maioria (62%) diz que o horário eleitoral influenciará na definição de seu voto. Não há motivos para pensar que entre os curitibanos, as opiniões sejam significativamente diferentes. Apesar do senso comum, segundo o qual haveria uma rejeição generalizada ao horário político, o fato é que para uma boa parte da população, em especial aquela que não tem acesso à outros meios de informação, como jornais e internet, a TV aberta e o rádio ainda são a principal fonte de conhecimento sobre os candidatos, em especial aqueles que concorrem à eleição majoritária. Já em relação a disputa para o Legislativo, é praticamente consenso que deveria haver mudanças no formato, já que o modelo atual transformou-se em um desfile de bizarrices que só depõe contra a atividade política.
Difícil de emplacar
O candidato a vereador Carlos Lima (PT), que utiliza o tche-tche-re-re-tche-tche do sertanejo Gustavo Lima em sua aparição na televisão, parece estar com o oposto da popularidade do cantor para tentar se tornar mais popular. Seu facebook tem míseros 11 seguidores.
Apressadinho
Pedro Lauro (PV), que tenta uma vaga na Câmara Municipal é o apressadinho entre os candidatos. Segundo ele, se Curitiba tem nove problemas, eu tenho dez soluções.
A popular
Da candidata a vereadora Ana Paula Marcelino (PR). Quem me conhece sabe que sou capaz. E que não conhece (ou seja, a maioria)?
Amnésia
No horário eleitoral dos vereadores de ontem, apenas um candidato lembrou a crise na Câmara e os escândalos envolvendo o ex-vereador João Cláudio Derosso. Foi Fabio Bacila (PCdoB). No início do horário eleitoral o tema era um dos mais citados pelos candidatos.
Cabo eleitoral
Não é só por aqui que o governador Beto Richa (PSDB) está sendo requisitado como cabo eleitoral. O candidato à Prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) usou Richa em sua propaganda eleitoral desta segunda-feira (27), em tentativa de neutralizar o fato de ser oposição aos governos do PT nos planos estadual e federal. Em depoimento o tucano diz que é possível administrar um município mesmo sendo oposição aos governos estadual e federal.
Opção
Em Matinhos o auxiliar de escritório Cassiano Piccoli adotou Anão (PSDB) como nome de urna. O slogan não sai por menos: Dos males, o menor.
Zé ninguém
Outra figura curiosa apareceu em Ponta Grossa. O economista Antonio Carlos Alves aparece na TV como Ninguém (PRB). Seu mote? Ninguém sou eu, ninguém é você, ninguém somos nós.
Plim plim
O Tibúrcio da Plateia do Faustão é opção de voto para os curitibanos. Mauro Lúcio Silva tenta uma vaga e apela para a lembrança do telespectador que o vê aos domingos no programa global.
SJP na telinha
No próximo sábado os sãojoseenses poderão ver os candidatos à Prefeitura da cidade, às 22h10, na Band. Os cinco candidatos vão participar de debate. São eles: O atual prefeito Ivan (PSD), Setim (DEM), Rocha Loures (PMDB), Dra. Carla (PSDC) e do José Augusto(PCB).
Alterado
Um vídeo causou furor na noite de segunda-feira nas redes sociais. Os internautas garantem que uma figura cambaleante que entra num bar do Rio de Janeiro e dá gorjeta aos garçons é Aécio Neves. As imagens estão com péssima resolução, mas que parece o tucano mineiro parece. A assessoria do senador não se pronunciou sobre a cena.