
O assalto que inspirou a série DNA do Crime, da Netflix, será tema de debate na InterForensics 2025, maior evento de ciências forenses da América Latina – que acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, em Curitiba. Intitulada “Caso Prosegur – Quebrando paradigmas nas Ciências Forenses”, a apresentação revelará os bastidores da investigação que consagrou a atuação da perícia criminal brasileira no cenário internacional.
Leia mais
- Golpe do falso advogado: saiba como se proteger e denunciar
- Mutirão da Justiça do Trabalho no Paraná dá a chance de quitar dívidas. Saiba como participar
A palestra contará com os peritos criminais da Polícia Federal Ana Paula Vieira de Castro (DF) e Jonathan Wöhlke (SC), que participaram diretamente da investigação e irão detalhar como a ciência forense foi fundamental para a resolução do caso.
Relembre o caso abordado em DNA do Crime, série da Netflix
O episódio abordado pela série da Netflix ocorreu em 2017, quando mais de 40 criminosos armados com fuzis, explosivos e veículos blindados invadiram a sede da transportadora Prosegur, em Ciudad del Este, no Paraguai, e roubaram mais de US$ 11,7 milhões (cerca de R$ 40 milhões à época). A ação durou mais de três horas e envolveu confrontos com a polícia, fuga pela fronteira e uso de técnicas de guerrilha urbana.
A investigação, conduzida em cooperação entre a Polícia Nacional do Paraguai e a Polícia Federal brasileira, revelou o envolvimento de uma facção criminosa com atuação transnacional. O trabalho pericial realizado pela Perícia Criminal Federal brasileira foi decisivo para a identificação dos responsáveis, por meio da coleta de vestígios e análise genética em uma mansão usada como base pela quadrilha.
A atuação da PF no caso foi reconhecida internacionalmente com o prêmio DNA Hit of the Year 2020, uma das mais importantes premiações mundiais na área da genética forense, concedida a casos emblemáticos de uso de bancos de perfis genéticos para resolução de crimes. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira recebeu a distinção.
InterForensics 2025
A InterForensics 2025 deve reunir cerca de 1.700 participantes e mais de 290 palestrantes de referência nas áreas científica, jurídica e tecnológica. A programação inclui minicursos presenciais voltados ao aperfeiçoamento técnico em mais de 15 áreas da criminalística e das ciências forenses, como genética, biometria forense, análise de mensagens digitais, reconstrução de cenas de crime, toxicologia, geoforense, antropologia e valorização ambiental.
O evento é pela Fundação Justiça pela Ciência, Escola Nacional de Perícias, Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e com apoio da Polícia Federal, Polícia Científica do Paraná, Polícia Científica de Santa Catarina, Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF), Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Universidade Federal do Pananá (UFPR), Unicentro, Embaixada do Reino Unido e Comissão de Perícias da OAB-SP.
Desde a primeira edição, em 2017, a InterForensics já passou por Brasília (2017 e 2023), São Paulo (2019) e Foz do Iguaçu (2021), consolidando-se como o principal evento de ciências forenses do continente.
Além do caso Prosegur, a programação da InterForensics 2025 também contempla a análise de outros episódios de grande repercussão nacional, reforçando o papel das ciências forenses na elucidação de crimes complexos e no enfrentamento de desafios contemporâneos. Entre os destaques, estão os debates sobre o caso do ataque a bomba na Praça dos Três Poderes e o acidente da Voepass, entre vários outros casos de destaque da perícia criminal.
📍InterForensics 2025
📅 25 a 28 de agosto de 2025
📌 Via Soft Experience (Curitiba/PR)