(foto ilustrativa)

Os dias mais frios pedem um fondue, não é mesmo? E para harmonizar este prato típico do inverno, seja na versão doce ou salgada, com um bom vinho, confira as dicas da especialista Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de vinhos do mundo.

O fondue de carne geralmente é feito com um corte de carne magra, por isso, pode ser muito bem acompanhado por um Cabernet Sauvignon, Malbec ou Tempranillo, que são uvas com taninos macios e firmes para harmonizar.

Já o fondue de queijo é interessante harmonizar com um vinho branco com untuosidade. Pode ser um Sauvignon Blanc com passagem por barrica ou um Chardonnay, mas o que vai combinar muito bem também é um Bordeaux sem passagem por barrica ou um Syrah. Vinhos leves, frutados e com boa acidez.

O fondue de chocolate não pode ficar de fora. Alguns optam por ele como sobremesa, mas esse também pode ser o carro chefe da refeição. A combinação principal para o fondue de chocolate seria um Vinho do Porto Ruby, um fortificado que com seu dulçor harmoniza com o chocolate. Mas também é possível variar para um Moscatel e aproveitar seu dulçor e acidez para limpar o paladar. Se você é fã dos vinhos tintos, a Zinfandel ficaria interessante por ter bastante essa característica da Califórnia, de vinhos com aromas de chocolate e baunilha.

Gostou das dicas? Agora é só aproveitar o friozinho e saborear essas delícias!

Para mais dicas de gastronomia, restaurantes e vinhos, leia o blog Comer e Curtir. 

(fonte: Assessoria)