Divulgação – Produtos regionais podem ser beneficiados pela denominação

Com a crise do coronavírus pequenos empreendedores rurais do Paraná têm buscado maneiras de valorizar e fortalecer a comercialização. Neste novo cenário, o Fórum Origens Paraná pela sua mobilização em torno de marcas coletivas, produtos típicos do estado e apoio em projetos que buscam o reconhecimento como Indicações Geográficas (IGs), vem atraindo mais interessados.

Criado pelo Sebrae/PR em 2018, o grupo reuniu 59 pessoas em seu último encontro em maio e tem trabalhado em ações de estímulo a vendas e de valorização de produtos regionais. Além dos produtores rurais, os encontros reúnem representantes do Sebrae, Secretaria Estadual de Abastecimento do Paraná (SEAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ministério da Agricultura, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Adetur, universidades e outras instituições e chefs de cozinha.

“Tivemos uma grande adesão nos últimos meses. Em um momento difícil como esse é importante que os envolvidos nesta cadeia se unam e encontrem maneiras de diversificar, potencializar seus negócios e valorizar suas marcas”, afirma a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães. Informações sobre o movimento podem ser acessadas no portal do Origens Paraná.

No próximo dia 1º de julho, às 16 horas, especialistas do Sebrae/PR na área de agronegócio e turismo participarão de um evento online em que detalharão sobre os produtos de origem do Paraná, o movimento de valorização de ingredientes regionais na gastronomia e a importância da capacitação e da união entre produtores locais. A iniciativa integra a programação do Festival de Inverno de Curitiba, em uma parceria entre a Rede Empresarial do Centro Histórico e o Sebrae/PR. As inscrições podem ser feitas aqui.

Identificação de novos produtos

O Sebrae/PR está colaborando para a seleção de novos produtos com potencial de obter o registro. Em um primeiro momento foram identificados 23 produtos típicos de diferentes regiões do estado. Alguns deles já participam do Origens Paraná e iniciaram o planejamento em busca do registro.

Para facilitar a identificação de novos produtos em potencial, o Origens Paraná criou um formulário online para que produtores de uma determinada região possam saber se possuem as características necessárias para pleitear uma Indicação Geográfica.

Para mais dicas de gastronomia, restaurantes e vinhos em Curitiba, leia o blog Comer e Curtir

(FONTE: Assessoria)