
Bolas na trave, pênaltis não marcados e erros de arbitragem. Esses são alguns incidentes que fazem parte do dia a dia de um time azarado.
Claro que não são apenas fatos relacionados à sorte ou ao azar. As arbitragens podem ser ligadas ao poder político de um clube, por exemplo. As bolas na trave dependem da pontaria dos finalizadores. No entanto, para efeito dessa análise, vamos colocar todos esses fatos no mesmo pacote e chamar de “fator azar”.
Nesse pacotão, podemos afirmar que o Paraná Clube é um dos times mais azarados do Brasileirão 2018, porém não lidera esse ranking maldito.
OS NÚMEROS
Para começo de conversa, não existe um ranking de azar, obviamente. Vou apenas listar alguns números para análise e depois tentamos especular.
Bolas na trave no Brasileirão 2018
1º Palmeiras 12
2º Atlético-MG 11
3º Grêmio 8
4º Bahia 7
5º Paraná 6
Pênaltis marcados para o clube
1º Grêmio 7
2º Vasco 6
3º São Paulo 3
4º Palmeiras 3
…
19º Paraná 1
20º Fluminense 0
Faltas sofridas no Brasileirão 2018
1º Grêmio 356
2º Sport 346
3º Flamengo 345
4º Paraná 339
5º Vasco 336
Os números mostram que o Paraná é o quinto que mais finalizou na trave, um número impressionante para um lanterna. Outro dado interessante é que Tricolor da Vila Capanema é o quarto em faltas sofridas. Com um volume desse seria normal que tivesse vários pênaltis na competição. No entanto, não foi o que ocorreu. O time só teve uma penalidade marcada nas 22 rodadas. É o penúltimo nesse ranking.
Na derrota por 1 a 0 para o Ceará, por exemplo, o Paraná teve um pênalti não marcado pela arbitragem – o centroavante Grampola foi empurrado e derrubado dentro da área.
Contra o Atlético-MG, o Paraná dominou o jogo e teve boa atuação, mas a arbitragem marcou falta inexistente para o adversário no lance do primeiro gol do adversário. Resultado: derrota por 2 a 0.
Contra o Cruzeiro, o Paraná arrancou um empate mesmo com uma atuação trágica da arbitragem.
Contra o Sport, no último domingo, o Paraná teve um gol legítimo anulado e ainda colocou duas bolas na trave.
Esses são apenas alguns fatos que recordei de imediato. E, fazendo um balanço na minha memória, não lembro de nenhum erro de arbitragem favorável ao Paraná no Brasileirão 2018.
Com esses dados, não é possível afirmar que o Paraná mereça o título de mais azarado do Brasileirão. Fica claro, porém, que o time merecia uma posição bem melhor na tabela de classificação.