IMG_3240

 

Logo que eu engravidei eu ganhei a Filó, nossa buldogue francês. E para mim, nunca existiu a possibilidade de eu não ficar com ela por causa do bebê que estava no meu ventre. Eu já estava decidida a fazer as duas virarem melhores amigas desde o nascimento da Jordana. Muita gente foi e é contra, falam que vai passar doenças e etc, mas eu sei que não!

Desde quando começamos a montar o quarto da Jordana a Filó estava junto, participou do chá de fraldas até da arrumação das roupas e fraldas no quarto da pequena. Nunca deixamos ela se sentir abandonada. E pra ver como animais de estimação sentem, a Filó volta e meia deitava do meu lado e colocava a patinha em cima da minha barriga, como se estivesse cuidando da Jordana na minha gravidez.

No dia em que chegamos da maternidade, deixamos só a Filó cheirar de longe a Jordana porque ela estava muito afoita pois tínhamos ficado 4 dias sem vê-la. Aos poucos, levávamos a Filó até o quarto da Jordana, e ela aos poucos foi virando a melhor amiga da Jordana, temos até foto das duas dormindo juntas no berço! Depois que trocamos pro quarto montessoriano, a Filó com livre acesso as vezes vai lá na cama, deita com a Jordana, a Jordana faz carinho nela, até deita encostada na Filó, é um amor sem igual.

IMG_3268

Inclusive, quando fizemos curso de gestante na maternidade, os próprios palestrantes falavam que era bom ter animal de estimação próximo da criança, faz um bem danado pra eles. Hoje a Jordana sai correndo atrás da Filó, quando saímos e voltamos para casa ela já chega procurando a Filó e falando AU-AU. É muito fofo.

As dicas que dou são: acostumar o cachorro desde sempre com o espaço da criança; com o cheiro das coisinhas da criança; e a aproximação ir aos poucos. Não deixar de dar atenção ao pet; mostrar que a convivência com o bebê vai ser boa, e não que vai afastar o animal do dono; deixar o animal se aproximar mas sempre com supervisão de um adulto.

Uma coisa importante: Sempre deixar o animal com vacinação e vermifugação em dia, isso é muito importante tanto para o bichinho quanto para o bebê.

IMG_3283