Se tem uma coisa que sempre me preocupou desde a gravidez era se a Jordana iria dormir bem, se ia dormir direto ou acordar mil vezes durante a noite, se iria dormir sozinha ou se eu ia ter que ficar com ela no quarto dela.
Uma das coisas que fizemos já logo que viemos pra casa da maternidade, foi deixar ela dormir sozinha no quarto dela, tudo direitinho, ela normalmente dormia de lado com os rolinhos, ou dormia com aquele travesseiro próprio Anti-Refluxo. Por mais que o quarto dela fosse ao lado do nosso e deixássemos as portas abertas, ainda com a babá eletrônica, uma respiradinha diferente, estávamos lá já para ver. Ela mamava pelas 22h dormia, e só acordava as 4h para mamar e trocar, logo dormia de novo e acordava somente pelas 9h de novo. Isso foi durante dois meses, e cada dia ela dormia um pouco mais a noite, porém de dia, ela passava mais horas acordada. Mas, assim que trocamos o quarto dela para montessoriano, assim como podem ver na matéria da Josianne, aqui, ela começou a dormir tanto a noite, que eu chegava a ir no meio da noite ver se estava tudo bem. Hoje em dia, se ela dorme pelas 21h ela só acorda as 9h da manhã do outro dia! Isso claro, se ela passar o dia todo brincando no quarto dela, ela até tira uma sonequinha a tarde, mas logo já está desperta correndo pela casa.
Uma coisa muito interessante que aprendi sobre o sono dos bebês, é que eles sonham mesmo quando ainda estão na barriga da mãe, começa a ocorrer por volta dos 7 meses de gestação. No sono, os recém nascidos, sonham 80% do tempo que eles estão dormindo, enquanto nos adultos chega só a 20%. Então, se você ver o bebê respirando mais profundamente, ou até revirando os olhos, é normal, ele está sonhando.
E quantas horas o bebê tem que dormir? Como vou saber se meu filho está dormindo bem? Bom, existem algumas médias, e aqui está uma tabela com elas. Mas lembre-se, cada bebê é diferente, e eles podem dormir 2 horas mais ou 2 horas menos que outros bebês. Não existe regra, são só estatísticas.
De muitas dicas que recebi desde a gestação, uma das mais úteis foi de como preparar a Jordana para dormir, e fazer as rotinas desde que ela nasceu.
De dia, fazíamos barulho, conversávamos perto dela, mesmo se ela estivesse dormindo, íamos a restaurantes e tudo, para que ela visse que era dia, que esse era o horário do barulho, sem deixar o quarto escurinho nem nada. E à noite, deixávamos o mais silencioso possível, bem escuro o quarto dela, apenas com um refletor que ela tem. E quando ela ja tinha seus 4 pra 5 meses, começamos a não deixar ela tirar a soneca da tarde muito tarde, para não atrapalhar o sono da noite.
Se o neném acorda muito na madrugada para trocar e mamar, é só não despertar ele totalmente. Quando a Jordana acordava na madrugada, eu trocava ela bem em silêncio e dava mamadeira, logo estava dormindo novamente. No começo também, tinhamos o ritual de dar banho nela pelas 21h e ela já ia pro quarto dormir. Hoje como ela tem uma rotina boa de sono, não importa o horário do banho. Mas ela acalma bastante depois do banho independente de horário. Ter um horário meio definido para dormir também ajuda bastante para o bebê entender o horário que precisa dormir. Depois de um tempo fica automático, chega o horário ele mesmo já quer dormir.