
Busy board: diversão para bebês com menos de 2 anos.
Dia desses meu filho completou dois anos. Fizemos uma festinha em casa, para os amigos mais próximos. Tudo simples, caseiro, para combinar com nossa intenção de diminuir o consumo e o desperdício aqui em casa. Na organização da festinha foi tranquilo pensar na comida (simples, mas bem feita), nas bebidas (sucos, chás, refrigerantes porque tem quem não fica sem), no local (aqui em casa mesmo) e na decoração (não fizemos nada).
A parte mais complicada foi pensar nas lembrancinhas. Porque a maioria das opções tem como tema “brinquedo barato da China que não vai durar nem 10 minutos”. Tem outro problema: parece que todas as lembrancinhas são exatamente iguais, não? Então pensei em fazer algo diferente.
Acabei comprando camisetas e montei um espaço para as crianças criarem suas próprias estampas. Fez sucesso e até fizeram uma pro meu piá (e que ficou uma gracinha).
Mas essa não era minha única opção. Confira abaixo essas e outras ideias divertidas de lembrancinhas para festas infantis:
1. Camiseta personalizada: você encontra camisetas em algodão brancas infantis por 6 a 10 reais na Rua Bley Zorning, no Boqueirão (Curitiba). Daí é só comprar canetinhas próprias pra desenhar em pano e/ou tinta da Acrilex para o mesmo fim e pronto. Diversão garantida. A vantagem é que além de ser uma lembrancinha bacana ainda serve de entretenimento pra criançada na festa. Ah, não esqueça de arrumar um pedaço de papelão para colocar no meio da camiseta e evitar que o desenho vaze de um lado para outro.
2. Pipas: fazer uma pipa é um negócio simples e super divertido. Você vai precisar de barbante, fita crepe, papel jornal (ou papel de seda) e varetas de madeira. E do Google, para achar um tutorial bacana. Mas se não quiser fazer nada disso (e só dar a pipa pronta), dá para encontrar kits com 30, 35 pipas prontas para vender por R$ 30 a R$ 50 no Mercado Livre. Se a festa for ao ar livre, a criançada já pode testar o presente por lá mesmo.
3. Livro de colorir: eu adoro dar livro de presente. Aliás, é o tipo de presente que sempre dou. Para criança a partir de 2 anos o livro de colorir é bacana porque ele pode ir aprendendo os nomes das figuras. E também pode se divertiri pintando os desenhos. Você pode dar só o livro (tem opções a partir de 1 reais em algumas lojas) ou incluir um estojinho de giz de cera (também dá para achar por um real).
4. Activity boards: dar lembracinha para bebês é beeem complicado. Muitas mães não dão doces pra criança antes dos dois anos. Outras crianças demoram para se encantar com desenho e pintura. Uma saída é fazer pequenas busy boards, pequenas peças em feltro com desafios para a coordenação motora em formação do bebê. Pode ser uma mantinha com botões de diferentes tamanhos, ou zíperes, ou velcro. Ou uma combinação de tudo isso. Feltro é um negócio barato. E se você não sabe costurar (como eu), use uma pistola de cola quente e pronto: divirta-se.

Tangram: sete peças e inúmeras possibilidades.
5. Tangram: essa é para crianças maiores. O Tangram é um quebra-cabeça chinês de sete peças que permite a montagem de inúmeras figuras diferentes. Você pode mandar fazer o tangram em EVA, madeira. Mas se a grana está curta, dá para fazer com cartolina colorida e colocar as peças num saquinho de plástico bonitinho (nas casas de festa você encontra opções para todos os gostos).