Ultimamente ando bem preocupada com a questão da segurança da pequena em casa, faz um tempo que ela já engatinha, e agora quer andar e se pendurar por tudo. Nós já tínhamos colocado protetores em todas as tomadas e travas nos armários para ela não prender os dedos. Mas sabe que mãe de primeira viagem principalmente é muito preocupada com tudo, então pesquisando muito mais maneiras de evitar acidentes com ela em casa, fiz um resumo do que seria mais relevante e aqui vão algumas dicas.
- Não deixar o bebê sem supervisão de um adulto nem por um segundo perto de piscinas , banheiras ou baldes com água.
- Evitar o acesso da criança ao banheiro sem supervisão de um adulto. Ele pode cair dentro do vaso sanitário e se afogar.
- Não deixe ao alcance do bebê cordas ou objetos parecidos, até mesmo nos brinquedos, pois ele pode enrolar no pescoço.
- Muito cuidado com as janelas, preferencialmente deixar elas fechadas, ou melhor ainda, colocar telas de proteção. Ainda assim ensinar a criança que não é para ela se pendurar pois pode ser muito perigoso.
- Cuidado com brinquedos muito pequenos que a criança possa tentar engolir. Também prestar atenção em brinquedos com botões ou olhos que possam soltar de brinquedos.
- Cuidado com presilhas pequeninas de cabelos, a criança pode se engasgar com uma.
- Tirar todos os produtos tóxicos de onde as crianças consigam pegar. Inclusive as plantas tóxicas
- Tenha certeza de que os moveis estão bem firmes. As crianças amam se pendurar neles.
- Uma boa dica para evitar que os bebês vão a áreas “perigosas” da casa, é usar aqueles portões móveis, que também são muito uteis pra quem tem escada no meio da casa e quer evitar que a criança tenha acesso.
- Não os deixe em superfícies altas como no sofá ou na cama sem um adulto junto, uma roladinha e eles caem no chão.
- Deixe todos os eletrodomésticos longe do alcance dos pequenos e preferencialmente fora das tomadas.
- Quando estiver cozinhando e a criança por perto, vire todos os cabos das panelas pra dentro do fogão para evitar que a mesma puxe um dos cabos e acabe se queimando. Mas o ideal é não deixar a criança próxima enquanto mexe com fogo/coisas quentes.
- Colocar protetores nas tomadas e travas nas portas.