A Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está intensificando as ações de combate à dengue. Além dos Mutirões de Limpeza, que já acontecem periodicamente e serão mantidos, pelos próximos três meses as equipes da Semma contarão com um grande reforço.

O Esquadrão contra a Dengue vai percorrer todos os bairros do município e contará com três equipes completas, atuando simultaneamente em três bairros diferentes, durante 10 dias em cada um deles. O serviço realizado será ainda mais minucioso e detalhista do que já feito rotineiramente, com o objetivo de eliminar qualquer foco potencial de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Para enfrentarmos a dengue é fundamental a compreensão da população de Pinhais que a responsabilidade nesse combate é compartilhada entre o poder público e os munícipes, já que mais de 70% dos focos da doença foram encontrados nas residências”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.

Separação dos resíduos

Para a coleta adequada dos materiais pelo Esquadrão contra a Dengue, é necessário que os munícipes façam a separação dos materiais e os deixem em locais de fácil acesso, nos mesmos moldes já realizados nos Mutirões de Limpeza: serão coletadas madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³) e pneus inservíveis.

Ação integrada

As ações realizadas pela prefeitura contam com a mobilização das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, devido à gravidade e abrangência do tema. Em Pinhais, já foram registrados 532 focos de dengue e você, com poucos minutos por dia, pode contribuir para que essa doença, que pode levar à morte, não se alastre ainda mais. Verifique periodicamente os espaços de sua residência e trabalho e ajude a mobilizar vizinhos e parentes nesta luta. Juntos vamos acabar com a dengue.

No último sábado, dia 6 de abril, as equipes de agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde se juntaram para realizar uma intensificação nas vistorias no bairro Jardim Cláudia.

A ação teve como principal objetivo, priorizar a realização de vistorias nos locais com ocorrência de concentração de casos de dengue e realizar a remoção de possíveis focos de Aedes aegypti.

Durante a ação, as equipes realizaram:

Vistorias em 189 imóveis;

Inspeção em 196 depósitos;

Eliminação de 82 depósitos com água parada

Serviço

Em caso de dúvidas ou denúncias, sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, envie mensagem via WhatsApp para (41) 98500-3326. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.