noticia_187651_img1_mp
Reprodução/MPPR

O Ministério Público do Paraná cumpriu nesta terça-feira, 16 de abril, 12 mandados de prisão no âmbito da Operação Tronco, que apura a atuação de organização criminosa especializada em crimes patrimoniais ocorridos em fazendas de diversos municípios do estado.

Os mandados foram cumpridos por agentes de segurança nas cidades de Araruna, Indianópolis, Piraquara, Ponta Grossa e no município catarinense de Navegantes.

As investigações sobre os fatos são conduzidas pelo MPPR a partir da 4ª Promotoria de Justiça de Castro, nos Campos Gerais, em cooperação com a 13ª Subdivisão da Polícia Civil de Ponta Grossa, e tiveram início a partir do registro de um roubo ocorrido em uma fazenda na comarca.

No curso das apurações, ficou demonstrado que a associação criminosa atuava também em outras localidades, roubando itens como maquinários, ferramentas, defensivos agrícolas, entre outros bens.

As provas colhidas na ação promovida nesta terça-feira foram compartilhadas com Promotorias de Justiça e autoridades policiais das comarcas de Umuarama, Ponta Grossa, Maringá e Cianorte para possível esclarecimento de outros crimes de roubo que estão pendentes de elucidação.

Pelo possível envolvimento nos fatos, 17 pessoas já foram denunciadas pelo MPPR pela prática de associação criminosa armada (autos nº 0000527-93.2024.8.16.0064 e 0000631-90.2021.8.16.0064).