A Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) convocou para esta terça-feira, 16 de abril, uma paralisação em protesto à decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou das funções a juíza federal substituta Gabriela Hardt, da Lava Jato, o juiz federal Danilo Pereira Júnior e os desembargadores federais Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Conforme comunicado da Apajufe, a diretoria afirmou ter sido surpreendida por decisões do Corregedor Nacional de Justiça e manifesta indignação e preocupação.

” Não apenas pelas anomalias do procedimento administrativo já anteriormente expostas pelo Ministro Barroso na 1ª sessão ordinária realizada em 20/02/2024, como também pela inusitada decisão de proceder ao afastamento 24 hs antes da 5ª sessão ordinária do CNJ”.

No comunicado pontuam que “juízes subservientes ao sistema político e sem independência funcional
plena não têm condições de livremente assegurar os direitos dos cidadãos, especialmente contra os interesses dos poderosos economia e politicamente.”

A mobilização, no entanto, não deve afetar “as audiências já designadas e toda hipótese de possível perecimento de direito, pois temos compromisso com os deveres de prestar jurisdição ao povo.”