O que pensam os pré-candidatos autoavalição Curitiba
Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A semana terá a divulgação de três pesquisas eleitorais sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Curitiba, Todas são bancadas pelos próprios institutos.

Instituto Opinião

A primeira será divulgada nesta segunda (22) pelo Instituto Opinião. Segundo registro na Justiça Eleitoral ,o novo levantamento, que entrevistaria 1.200 eleitores curitibanos entre 17 e 19 de abril.

Conforme o questionário apresentado aos entrevistados, o estudo avaliará a intenção de voto espontânea dos curitibanos (quando o eleitor escolhe um nome livremente, sem lhe ser apresentada qualquer opção) e também analisará três possíveis cenários para uma disputa em primeiro turno, questionando ainda sobre a rejeição dos pré-candidatos a prefeito (“em quem você jamais votaria?”).

Em outras três perguntas, a avaliação sobre embates diretos (que podem ocorrer num segundo turno, por exemplo), com as seguintes disputas: Luciano Ducci x Ney Leprevost; Eduardo Pimentel x Luciano Ducci; e Eduardo Pimentel x Ney Leprevost.

Além disso, os eleitores também serão questionados sobre o potencial de transferência de voto pelo apoio de lideranças políticas como o prefeito Rafael Greca, o governador Ratinho Júnior e o presidente Lula aos pré-candidatos a prefeito, além de se avaliar como os curitibanos consideram os governos municipal, estadual e federal (aprova ou desaprova; e ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo).

Atlas Intel

A Atlas Intel registrou uma pesquisa no dia 18 de abril sobre a eleição de Curitiba prevista para ser divulgada no dia 24 de abril. De acordo com o registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sondagem ouvirá 800 eleitores de 18 a 23 de abril.

Haverá pesquisa quantitativa com três cenários variando os candidatos.O instituto também perguntará sobre aprovação dos presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Ratinho Jr e o prefeito de Curitiba Rafael Greca. Outra questão é sobre o desempenho da Prefeitura de Curitiba por áreas, como Limpeza Urbana, Saúde, Transporte Público. O entrevistado também será convidado a responder sobre os problemas que atingem a capital paranaense. A rejeição dos pré-candidatos será medida também.

Instituto 100 Cidades

O Instituto 100 Cidades pretende divulgar sondagem sobre o pleito na capital paranaense no dia 24 de abril. De acordo com o registro no TSE, seriam ouvidos 800 eleitores entre os dias 5 e 12 de abril. Além da pesquisa espontânea, três cenários de pesquisa estimulada e seis para o segundo turno, rejeição, o instituto ainda avaliará quais a prioridades o novo prefeito deve ter. O 100 Cidades também fará uma rodada de questionamentos sobre hábitos de votos e avaliação de Lula, Ratinho Jr e Greca.

O instituto 100 Cidades é uma empresa nova, aberta em novembro do ano passado, segundo dados da Receita Federal. De acordo com o siste do TSE, o instituto também registrou rodada de pesquisas para os mesmos dias em Ponta Grossa, São JOsé dos Pinhais, Maringá. Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel.