indiara
A vereadora Indiara Barbosa (Novo): “O que estamos vendo no Brasil é uma ditadura” (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) utilizou o pequeno expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desta segunda-feira (8 de abril) para ir à tribuna da Casa Legislativa fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a parlamentar, o STF teria interferido em eleições no Brasil, que ainda segundo ela hoje viveria uma ditadura.

LEIA MAIS SOBRE O CASO:

A fala da parlamentar chama a atenção para a divulgação, na última quarta-feira (3 de abril), dos chamados “Twitter Files Brasil”, pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger. Os documentos contêm mensagens trocadas entre funcionários do X, antigo Twitter, sobre decisões judiciais que determinaram a exclusão de conteúdos na plataforma e o bloqueio de determinadas contas da rede social.

“Quero falar sobre a liberdade de expressão, a divulgação dos “Twitter Files”, arquivos, documentos, demonstrando o quanto o STF, os ministros do STF e o ministro Alexandre de Moraes interferiram tanto na eleição como na liberdade de expressão em nosso país. Eles tiraram, baniram e tiraram do ar, algumas contas que, segundo o Alexandre de Moraes, não falavam o que era autorizado, então [ele] forçou o Twitter a bloquear certas contas populares no Brasil, forçou funcionários do Twitter a fornecer informações pessoais de usuários da plataforma e há evidências que outras rede sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, também tiveram essas violações”, afirmou a vereadora curitibana.

Ainda segundo a parlamentar, que pediu na tribuna o impeachment de ministros do STF, o Brasil estaria “vendo uma ditadura” e embora muitos vereadores possam não estar tão preocupados com a situação, trata-se de algo que poderá, sim, chegar até eles, afetar suas vidas e carreiras políticas. “Então nós temos que defender a liberdade de expressão e temos que pressionar os nossos senadores e deputados federais a fazer alguma coisa, porque quem não está preocupado com isso ou está desinformado ou é a favor da ditadura”, acusou Indiara.