WhatsApp Image 2024-04-03 at 11.18.31 AM

Com crescimento em vendas, companhia adota estratégias de expansão, projetos multiuso e investe cada vez mais na experiência do consumidor

A Multiplan completa, em 2024, 50 anos de uma trajetória marcada pelo pioneirismo, inovação e foco na experiência do cliente. A companhia fechou o ano passado com resultados recordes, como a marca histórica de R$ 1 bilhão em lucro líquido, impulsionada por uma estratégia de crescimento a longo prazo, focada em expansões, revitalizações e diversificação do mix de produtos e serviços.

Para esse ano comemorativo, as perspectivas são positivas. Sob a liderança de Eduardo K. Peres, que completa um ano na posição de presidente, a empresa mantém seu DNA inovador e segue transformando o varejo e os hábitos de consumo no Brasil.

“Continuamos a moldar o futuro do varejo no país. Temos um ecossistema de 20 shoppings, onde recebemos anualmente cerca de 200 milhões de visitas. As vendas vêm crescendo em ritmo acelerado, tanto em função de uma gestão acertada do mix, quanto da entrega de experiências inovadoras. Temos orgulho da nossa trajetória até aqui e seguimos atentos aos desejos do nosso consumidor”, aponta o executivo.

Fundada pelo empresário José Isaac Peres, em 1974, a Multiplan se tornou referência no setor de shopping centers por seu propósito de transformar a necessidade do cliente em realidade. Em cinco anos, entre 1979 e 1983, ergueu cinco shoppings, que são considerados seus alicerces: BH Shopping (MG), RibeirãoShopping (SP), BarraShopping (RJ), MorumbiShopping (SP) e ParkShopping (DF). A história da companhia se entrelaça com a própria história do varejo nacional, uma vez que foi pioneira em muitas das tendências hoje incorporadas pelo mercado.

Eventos precursores do que seriam as semanas de moda de São Paulo e do Rio de Janeiro começaram dentro do MorumbiShopping (SP) e do BarraShopping (RJ). Também foram iniciativas da Multiplan a chegada do Cirque du Soleil ao Brasil, com o espetáculo “Saltimbanco”, em 2006, e, mais recentemente, exposições imersivas, como “Beyond Van Gogh”.
Praças de alimentação, cinemas, centros médicos, pistas de patinação, parques indoors, academias e agências bancárias aos poucos foram sendo incorporados aos shoppings, seguindo a filosofia de se “resolver a vida em um só lugar”.

Assim, eles foram se transformando em polos de serviços e entretenimento.

Neste sentido, a Multiplan também é referência ao investir em projetos multiuso, que integram os seus shoppings a edifícios comerciais, residenciais, hotéis e praças públicas. Esse conceito fomenta a sinergia entre os locais, gerando conveniência às pessoas e valor aos ativos.

“Tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito. Esse sempre foi o nosso lema. Construir, para nós, vai além do que é palpável. Aprendemos a incorporar sonhos e a despertar sentimentos, aperfeiçoando a experiência em nossos empreendimentos. A coragem nos faz estar à frente do nosso tempo. E é assim que queremos seguir ano após ano”, destaca José Isaac Peres, sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia.

Em 2017, a Multiplan realizou seu IPO (Oferta Pública Inicial, em português), estreando no nível 2 da Bolsa de Valores do Brasil. A abertura de capital acelerou seu crescimento e, desde então, foram 56 projetos concluídos, nove shoppings e 12 torres comerciais inaugurados, 18 expansões e 17 aquisições de participações.

Um negócio para além do seu tempo
Em meio século de trajetória, a Multiplan atua como um vetor de crescimento das cidades onde está inserida. Ao reunir muitos negócios e trabalhadores, os shoppings colaboram com a melhoria de infraestrutura, serviços públicos e a consequente valorização imobiliária de seus entornos. “Foi assim desde o princípio e continuamos tendo essa visão ao chegar aos 50 anos, com 20 unidades espalhadas pelo Brasil”, comenta Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan.
Por meio do Multiplique o Bem, hub de Responsabilidade Social da companhia, são desenvolvidas diversas iniciativas nas áreas da educação, saúde, cultura, cidadania e proteção aos animais, impactando diretamente a vida de milhões de pessoas. Somente em 2023, foram realizadas mais de 250 ações em todo o país. “Nossa essência reside em perpetuar, mantendo o olhar para as pessoas e o futuro”, conclui Vander.
Crescimento sustentável: foco na melhoria dos ativos
A estratégia de crescimento da Multiplan é baseada na melhoria contínua de seus ativos, além do foco em inovação e uma governança sustentável.
“O principal desafio de uma empresa ao chegar aos seus 50 anos é a capacidade de se reinventar e prosperar em diferentes cenários da sociedade. Seguimos investindo na modernização dos nossos empreendimentos, bem como em processos, algo essencial para otimizar a eficiência operacional. Gestão de pessoas também é uma prioridade, buscando a integração com o time e promovendo um ambiente de trabalho saudável”, diz Eduardo K. Peres.
Recentemente, a companhia anunciou sete expansões. Três delas já estão em andamento: ParkShoppingBarigüi (PR), em Curitiba, e DiamondMall (MG), que serão entregues esse ano, e MorumbiShopping (SP). Ao todo, são quase 70 mil m² de ABL (área bruta locável) em expansões, com um investimento de R$ 1,5 bilhão.
No setor imobiliário, a Multiplan investe na construção do Golden Lake, primeiro bairro privativo de Porto Alegre, que nasce como ícone do segmento de luxo no país. O projeto possui sete condomínios dentro de um inédito complexo de esportes, lazer e natureza.
A perspectiva de crescimento da companhia está diretamente atrelada ao seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade. A Multiplan é referência em eficiência energética, tendo duas usinas solares, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, que abastecem completamente o Village Mall (RJ) e a sede da empresa.
Em 2021, foi inaugurado o ParkJacarepaguá (RJ), shopping mais recente do grupo, concebido com o conceito de “shopping do futuro”. Ele abriga em seu teto mais de 3 mil placas solares com capacidade de gerar o equivalente ao consumo de energia elétrica de 640 residências por ano. Recentemente, o empreendimento recebeu o prestigiado selo LEED, adotado em 135 países e que reconhece edifícios voltados para preservação do meio ambiente e do ecossistema. 100% dos shoppings da Multiplan possuem energia oriunda de fontes renováveis e fazem gestão sustentável de resíduos, além da preocupação com o uso eficiente da água.
De olho no futuro: unindo o físico ao digital
A Multiplan chega aos seus 50 anos de história, de olho no futuro e planejando as próximas cinco décadas. Com uma atuação robusta em inovação, a empresa busca construir uma camada digital nos shoppings para aprimorar a jornada de seus visitantes. Dentre as ferramentas utilizadas, destacam-se o app Multi e o Programa de Relacionamento MultiVocê.
Em 2023, o app Multi ultrapassou 5,5 milhões de downloads acumulados e chegou a figurar entre os dez aplicativos de compras gratuitos mais baixados na AppStore. O aplicativo é o contato permanente da Multiplan com os clientes e integra serviços inovadores, como o recém-lançado Acesso Multi, que possibilita a entrada sem cancela aos estacionamentos dos shoppings da companhia.
Já o MultiVocê é responsável pelo relacionamento, engajamento e geração de dados, e já possui mais de 900 mil clientes detentores de pontos.
“Estamos integrando tecnologia ao varejo tradicional, ao varejo físico. Ela é nossa aliada. Estamos em constante evolução e reinvenção”, conclui o presidente.