
Abu Dhabi é a melhor parte de uma viagem para Dubai e eu posso provar! Segundo o Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi, a região recebeu 4,8 milhões de visitantes em hotéis em 2024, muito menos do que os 18 milhões que visitaram Dubai no mesmo ano, mas provavelmente, todos eles passaram pela capital dos Emirados Árabes Unidos em algum momento da viagem.
Enquanto Dubai está na lista de desejos de viagens de muita gente, Abu Dhabi é deixada de lado, mesmo tendo atrações incríveis para todas as idades, gostos e bolsos. Além disso, oferece uma percepção muito mais profunda da cultura árabe, que se perde na multiculturalidade da sua vizinha.
Praias paradisíacas
As praias de Abu Dhabi dão um banho nas praias de Dubai, mas isso vem com um preço!

As praias da Saadiyat Island (Ilha da Felicidade) oferecem águas cristalinas, areia branca e estrutura com cadeiras, guarda-sol, banheiros, chuveiro e serviço. Porém, o acesso é restrito para quem se hospeda em um dos resorts da região ou paga centenas de dirhamns para passar um dia à beira-mar.
Os preços variam de acordo com dia da semana e horário, na segunda antes das 9h, por exemplo, dá pra entrar com apenas 50 dirhams e passar o dia todo aproveitando o Kai Beach Saadiyat, mas aos sábados o valor vai para 200 dirhams por pessoa, com 50 convertidos em consumação.
A comida não é cinco estrelas, mas oferece um bom custo-benefício, mas o preço de drinques é salgado, em torno de 40 dirhams. Não é um passeio barato, mas é um dia inesquecível! E as atrações de Abu Dhabi ainda nem começaram.
Entretenimento para todas as idades
Em Saadiyat também está o complexo de parques que abriga Warner Brothers Studios, Sea World e Ferrari World — eu só visitei o último e fiquei encantada, é um verdadeiro parque de diversões para adultos, com uma estrutura fechada, ar condicionado e 5 montanhas russas imperdíveis para quem gosta de adrenalina. Minha preferida for a Formula Rossa que vai de 0 a 240km/h em menos de 5 segundos. Em 2030, essa mesma região vai abrigar um parque da Disney e aí, o que já é bom vai ficar ainda melhor.

Experiência cultural
Por fim, mas não menos importante, na região chamada de Distrito Cultural de Saadiyat estão as melhores atrações da região. Para uma verdadeira imersão na cultura local é possível visitar o Qasr Al Watan, palácio presidencial que é uma ode a toda a riqueza dos Emirados, com muitos detalhes em ouro e uma arquitetura que preza pela simetria em cada detalhe da construção e decoração.

Eles oferecem visitas guiadas em horários pré-determinados ou você pode optar por explicações em áudio. Vale à pena escolher uma dessas opções para entender cada uma das áreas do palácio, que ainda oferece uma das mais belas vistas do centro comercial de Abu Dhabi.
Outra visita imperdível é a Mesquita Sheikh Zayed, inaugurada em 2007 com uma arquitetura de cair o queixo, cada detalhe é uma verdadeira obra de arte, com flores de diferentes pedras preciosas adornando as paredes e pilastras, lustres suntuosos nas salas de oração e um banheiro digno da realeza.

Para visitar o local as mulheres precisam estar com pernas, braços e cabeça coberta e os homens não podem entrar de bermuda ou regatas. A entrada é gratuita, mas precisa ser agendada online.

Mas não é só a mesquita homenageada em Abu Dhabi, na Abrahamic Family House (Casa da Família de Abrão) — três construções modernas abrigam uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita — e convidam pessoas de todo o mundo a professar sua fé de maneira livre, em comunhão de paz.
O projeto ganhou vida em 2019, capitaneado pelos Sheikhs Mohamed bin Zayed Al Nahyan e Mohamed bin Rashid Al Maktoum ao lado do Papa Francisco e do Dr. Ahmad Al Tayyeb que assinaram um documento de Fraternidade Humana.

Além dos templos de oração, o complexo abriga uma sala de exposições, uma área interativa para os visitantes, um café e uma loja de souvenirs.

E Abu Dhabi ainda guarda uma joia em sua coroa, o Louvre — o museu de arte parisiense tem uma “filial” árabe em um acordo cultural que vai até 2047. Além de uma exposição fixa que te leva em uma viagem pela história da humanidade por meio de obras de arte de diferentes culturas em recortes específicos de tempo.

A arquitetura do prédio é uma atração à parte, com um jogo de luzes que retrata as tâmaras e tamareiras e uma vista da cidade através do mar, com um por do sol de tirar o fôlego.
Em construção no Distrito Cultural de Saadiyat temos ainda o Guggenheim Abu Dhabi e o Zayed National Museum, com projeto do escritório de Zaha Haddid e um acervo que vai celebrar a história e cultura dos Emirados Árabes Unidos — ambos com previsão para inauguração ainda em 2025.

Nem preciso falar que já quero voltar né?