A exposição “Sociabilidades Curitibanas: o lazer e o civilizar-se”, da historiadora Camila Jansen de Santana, que ocorreu em Curitiba, com audiodescrição, está acessível no YouTube. A exposição nasceu do livro, de mesmo nome, que por meio de charges e reportagens publicadas em periódicos da primeira metade do século XX apresenta o desenvolvimento e a regulação das atividades de lazer e sociabilidades em uma Curitiba que se desejava moderna, urbanizada e progressista.

Audiodescrição: Vias Abertas e OVNI Acessibilidade Universal
Roteiro: Eva Mothci; revisão: Mimi Aragón; consultoria: Manoel Negraes
Locução: Andréia Paiva; e narração e edição: Rodrigo Teixeira.
As músicas são de Ernesto Nazareth, interpretadas pelo pianista Alexandre Dias.

Confira no link:

https://abre.ai/sociabilidadescuritibanas

(texto) Projeto: Sociabilidades Curitibanas: o lazer e o civilizar-se. Acessibilidade através da audiodescrição – AD. Incentivo: PESA – CAT, BRDE, SigmaTelecom, Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

(imagem) O card colorido tem fundo azul acinzentado que é preenchido pela reprodução pouco nítida de um texto em uma tonalidade ligeiramente mais escura de azul. As informações sobre o projeto e a acessibilidade estão em caracteres brancos. À esquerda, é ilustrado por uma fotografia em preto e branco de uma jovem com fones de ouvido. Ela sorri suavemente, com o olhar pousado à direita, pressionando com as pontas dos dedos os alto-falantes circulares. É negra, com cabelos escuros, curtos e volumosos, olhos amendoados e também escuros, nariz arredondado e lábios polpudos. Aparece dos ombros para cima, usando agasalho e jaqueta claros. A palavra audiodescrição está sublinhada por uma breve pincelada. No canto inferior direito, as iniciais AD estão em azul-claro, seguida por três linhas curvas que evocam ondas sonoras. No rodapé, uma faixa branca destaca os logotipos coloridos dos incentivadores do projeto. (fim da descrição)