Quem passa as férias de verão no Litoral do Paraná pode aproveitar para fazer uma avaliação física gratuita sem sair da praia. O serviço é oferecido pelo programa Viva o Verão, do Governo do Paraná nos postos de Guaratuba, Caiobá, Shangri-lá e Ipanema. A novidade do Programa de Avaliação Física em 2007 é um sistema de computador desenvolvido especialmente para o serviço.

A avaliação física inclui exames de pressão arterial, freqüência cardíaca, percentual de gordura corporal e flexibilidade, além de uma entrevista médica. “Após a coleta e análise dos dados, o sistema de computador emite um laudo. Ele complementa a avaliação do profissional de saúde, que orienta o veranista sobre os procedimentos a serem adotados em busca de melhor qualidade de vida”, explica coordenador do projeto, João Carlos Queiroz.

“Em geral, a saúde de quem passa pela avaliação é boa. O problema mais comum é o excesso de peso”, diz o coordenador. A procura pelo serviço supera as expectativas dos organizadores do Viva o Verão. Dos veranistas avaliados até agora, a maioria — cerca de 65% — são mulheres.

O curitibano Natal Contador, de férias no litoral, aprova o serviço. “É uma ótima idéia”. A professora Gislaine Mantoni, de Maringá, concorda. “Todo ano participo da avaliação, que é muito boa, até melhor que nas academias”, afirma.

As informações coletadas nas avaliações serão compiladas num relatório detalhado sobre a saúde dos veranistas participantes. O Programa de Avaliação Física está à disposição dos interessados durante todo o Viva o Verão, que termina no dia 11 de fevereiro.