Crianças que, em sua maioria, nunca tinham sequer assistido a uma peça de teatro tiveram aula de dramaturgia neste fim de semana na Ilha de Superagüi, no litoral do Paraná. Foi durante uma oficina de teatro ofertada pelo projeto Fera Verão, que levou alegria e estímulo às crianças que, na maior parte do tempo, vivem isoladas de um convívio maior com as atividades oferecidas nas cidades.


Um dos exercícios que mais chamaram atenção das crianças foi a mímica. Encontrar uma parede invisível e ainda participar de um cabo-de-guerra sem a corda foram alguns dos desafios. Segundo o instrutor Dico Ferreira, a aula visa desenvolver a criatividade das crianças. “Trabalhamos com exercícios de mímica e jogos de atenção, além de fazer com que as crianças criem um pequeno roteiro e o encenem”, explicou.


O roteiro foi criado pelas próprias crianças, com a supervisão dos professores, e tinha uma preocupação com a educação ambiental. “A idéia não é formar artistas, mas de sensibilizar crianças que nunca tiveram contato com as artes cênicas”, contou Kleber Pereira, também instrutor.


Abner Miranda da Graça, de 11 anos, morador da ilha, disse que nunca havia participado de uma aula de teatro. “O que mais gostei foi a parte da mímica, principalmente a que imita a parede invisível”, relatou. “Já tinha visto uma pessoa fazendo mímica e tinha achado muito legal. Agora, estou aprendendo a técnica também”.


Já Saulo Gonsalves Neves, também de 11 anos e morador de Superagüi, disse que gostaria que existissem mais oportunidades de aprender novidades na ilha. Participei da oficina de expressão corporal na semana passada e agora da de teatro e estou gostando muito de fazer as atividades”, contou. Fabiana Gonsalves Neves, irmã de Saulo, tinha a mesma opinião. “É muito bom que atividades envolventes venham para cá”, destacou.


Projeto – O Fera Verão é uma edição especial do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. As atividades ocorrem em quatro pontos fixos do litoral (Caiobá, Guaratuba, Ipanema e Shangri-lá) e de forma itinerante nos demais balneários e ilhas que compõem a costa litorânea paranaense.


As aulas de teatro, dança, acrobacia de solo, malabarismo, expressão corporal e escultura na areia, além de tatuagem de henna e outras atividades vão ser realizadas até o dia 11 de fevereiro. A programação é gratuita e, para participar, basta se inscrever nas tendas.


SERVIÇO:
Programação de domingo (04)
Guaratuba – capoeira e labirinto das sensações
Caiobá – acrobacia de solo e mude o visual
Ipanema – teatro e tatuagem de henna
Shangri-lá – malabares e escultura na areia