O oitavo boletim de balneabilidade divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentou oito novos pontos próprios para banho no Litoral – que, somados aos 15 da semana passada, totalizam 23 pontos positivos.


A melhora mais acentuada ocorreu no município de Matinhos, com seis novos locais próprios para banho – entre eles, a Praia Central, que pela primeira vez nesta temporada recebeu a classificação positiva. Em Caiobá, todos os pontos apresentaram melhora. Os municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná apresentaram melhora em um ponto cada.


Os locais que se tornaram próprios em Matinhos são: Praia Central (100 metros à esquerda do Morro), Praia Brava, Balneário de Ipacaray (rua Ponta Grossa), Praia Brava de Caiobá e Praia Mansa de Caiobá (rua Cerro Azul). Em Guaratuba, Balneário de Eliane e em Pontal do Paraná, Praia de Leste.


“Nos dias que antecederam às coletas não houve chuvas significativas no litoral, o que acabou ampliando a qualidade da balneabilidade em relação à semana anterior”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.


Segundo ele, há possibilidade do próximo boletim apresentar números ainda melhores do que o desta semana caso não ocorram chuvas no próximo final de semana.


O novo presidente do IAP, Victor Hugo Burko, também atribui a melhora ao trabalho de conscientização realizado pelo Instituto junto aos moradores e veranistas com relação às ligações irregulares de esgoto que vem sendo combatidas desde o final do ano passado. “O esgoto é responsabilidade de todos e atinge a todos, portanto a solução deve ser compartilhada,” declarou Burko.


De acordo com ele, o trabalho continuará sendo feito em parceria com os municípios, Sanepar e sociedade na expectativa de que na próxima temporada haja uma redução ainda maior no número de pontos impróprios para banho.


Barracas – O diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Bittencourt, responsável pela análise da qualidade da água (balneabilidade), destacou que o Instituto vem reforçando a orientação dos banhistas para que não entrem em contato com águas impróprias.


“Foram instaladas 54 barracas em todos os pontos monitorados, onde 87 estudantes da Universidade Federal do Paraná do Litoral informam aos veranistas os riscos de tomar banho nos locais proibidos e como é feito o processo de análise da água”, disse Celso. As barracas têm cores diferenciadas para facilitar a identificação; azul indica que o ponto é próprio para banho e vermelha representa local impróprio.


A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense e qualifica os locais em próprios ou impróprios para banho.


Celso explicou que para um local ser classificado como próprio para banho pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 escherichias coli (que indica a presença de coliformes fecais) por 100 mililitros de amostra. “Apresentando mais de 2.000 coliformes fecais por 100 mililitros, o local será considerado impróprio para banho”, completou


Costa oeste – Na Costa Oeste do Estado, os banhistas também estão encontrando boas condições de balneabilidade nas praias artificiais do alagado da Usina de Itaipu. O último boletim divulgado pelo IAP apontou que os dez pontos analisados nas oito praias artificiais monitoradas estão próprios para banho.


“O monitoramento acontece desde dezembro de 2006 e nunca houve um ponto que apresentasse condições impróprias para banho”, declarou Celso. Segundo ele, a boa condição de balneabilidade das praias artificiais está ligada à grande vazão do Rio Paraná e ao controle das fossas sépticas na região.


Os resultados das análises de balneabilidade no Litoral e na Costa Oeste do Paraná serão divulgados todas as quartas-feiras, até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam os boletins em seus portais nos endereços eletrônicos (www.pr.gov.br/meioambiente) ou (www.pr.gov.br/iap).