Sete Homens e Um Destino estreia nesta quinta-feira (22) em Curitiba. O roteiro não foge do filme homônimo, dirigido por John Sturges e lançado em 1960. Este, por sua vez, nem é tão original assim; trata-se de uma refilmagem de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa (1954). A versão 2016, dirigida por Antoine Fuqua, traz como grande novidade a “inclusão”.

A premissa é a seguinte, segundo a própria distribuidora. “Na dormente cidade de Rose Creek, sob o controle mortal de Bartholomew Bogue (Peter Sarsgaard), os cidadãos desesperados, liderados por Emma Cullen (Haley Bennett), contratam sete foras-da-lei, para protegê-los: Jack Horne (Vincent D’Onofrio), Red Harvest (Martin Sensmeier), Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo), Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), Sam Chisolm (Denzel Washington), Josh Farraday (Chris Pratt) e Billy Rocks (Byung-Hun Lee). Enquanto eles preparam a cidade para o combate violento, esses sete mercenários descobrem que estão lutando por mais do que apenas dinheiro”.

Onde entra a inclusão nessa história? No velho Oeste dos Estados Unidos, em que o filme é ambientado, apenas homens e brancos são considerados gente. Mulheres? Apenas mulheres. Negros? Escória (vide Django Livre). Chineses? Escória (vide Bater ou Correr). Hispânicos? Escória (precisa de exemplos?). Índios? Nem se fala…

Entretanto, os sete mercenários que aceitam proteger a cidadezinha por um punhado de dólares parecem ser, por si só, escória. E isso faz bem ao filme. Afinal, naquelas agruras do velho Oeste, negros, chineses, hispânicos e índios precisavam se virar de algum modo para sobreviver. E isso nem sempre significava seguir a lei…

No elenco de Fuqua, Sam Chisolm (Denzel Washington) é o caçador. Líder por vocação, ele precisa sobreviver num mundo em que não é bem visto apenas por ser negro. Billy Rocks (Byung-Hun Lee) é um assassino digno dos filmes de kung fu; Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo) faz o clássico fora-da-lei hispânico; e Red Harvest (Martin Sensmeier), o guerreiro índio, com arco e flecha e tudo. A eles somam-se Josh Faraday (Chris Pratt), o apostador; Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), o pistoleiro; e Jack Horn (Vincent d’Onofrio), o rastreador.

Os personagens do novo filme diferem, em nomes e personalidades, dos do longa de 1960. Esses eram Chris Adams (Yul Brinner), Vin (Steve McQueen), Chico (Horst Buchholz), Lee (Robert Vaughn), Bernardo O’Reilly (Charles Bronson), Harry Luck (Brad Dexter) e Britt (James Coburn). O bandido? Calvera era vivido por Eli Wallach.