bandagem 1

É só eu sair na rua com o Lucca que muitas pessoas se incomodam com as “fitinhas” no rosto dele. Já me pararam algumas vezes pra perguntar como foi que ele bateu o rosto pra estar com tantos “curativos”.  Na verdade são as benditas fitas de bandagem elástica. Essas fitinhas surgiram no Japão em 1970 e há pouco tempo chegaram aqui no Brasil, onde têm sido usadas em vários segmentos através de seu “poder” nas diversas funções dos músculos, como contração, controle da circulação sanguínea e da temperatura corporal.

O Lucca nasceu com a língua hipotônica, ou seja, não tinha muito controle sobre a linguinha e ela acabava ficando pra fora da boca. Por isso, desde os três meses ele faz fono, e foi ela (Fga. Erika Campos) que nos apresentou a bandagem.

Funciona assim: uma vez por semana, após a terapia, a fono coloca as fitinhas em três pontos do rosto dele, elas pressionam os músculos faciais de tal forma que acabam “forçando” – sem machucar- a boca a ficar fechada. O Lucca fica em média um ou dois dias com elas (depois ele arranca… rs) mas é tempo suficiente para os músculos entenderem o recado. Hoje colocamos as fitinhas esporadicamente, e ele tem ficado com a língua sempre pra dentro. Tratamento que dá certo vale a pena ser compartilhado!

Mamães que têm filhos hipotônicos: vale a pena conhecer os benefícios da fita de bandagem elástica, elas podem ajudar em todos os músculos do corpo. E mamães que não têm filhos hipotônicos: quando virem uma criança com essas fitinhas coloridas, já sabem, né? Não é machucado. Rs

Beijinhos!