O criativo X-Pandeiro

14 dezembro, 2017 às 17:29  |  por Alexandre Correia dos Santos

O que antes era um plano, agora vai sair do papel. O pandeirista Gustavo Carvalho, conhecido como Iê dos Santos, acaba de arrecadar mais de R$ 17 mil em campanha de financiamento coletivo para viabilizar sua invenção, o X Pandeiro. Esse é um mecanismo que silencia as platinelas e confere ao pandeiro uma nova gama de sons. A ideia de Carvalho surgiu no próprio dia a dia da profissão, quando sentiu falta de um acessório que desse mais possibilidades ao pandeiro, assim como acontece com a bateria, por exemplo.

“O X Pandeiro é um mecanismo que pode ser instalado em um pandeiro comum e acrescenta ao instrumento o recurso de silenciar o som das platinelas durante o ato de tocar. Com esse recurso um simples pandeiro pode soar como um Tambor, um Atabaque, um Talking drum, um Frame drum e por aí vai”, explica Carvalho, que patenteou o produto em 2005 e agora vai colocá-lo ao alcance de todos.

versoQuarenta e uma pessoas aderiram à campanha do X Pandeiro, que teve duração de aproximadamente dois meses. Muitos deles devem ser os donos dos primeiros X Pandeiros fabricados através de impressora 3D, uma recompensa pela contribuição. Além do X Pandeiro, alguns contribuintes ainda recebem aulas via Skype com Gustavo e um livro com o método para aprender a tocar. As recompensas variam conforme o valor da contribuição e começam a ser entregues na segunda quinzena de fevereiro de 2018.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>