O candidato Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) finalmente assumiu a camisa vermelha da aliança com o PT. Foram muitas idas e vindas, inúmeras vacilações do pedetista até resolver assumir o lulismo no programa político da noite desta quarta-feira, 5. Primeiro o candidato  apareceu com um discurso que a vida das pessoas tinha melhorado nos  últimos anos. Estão comprando carros e televisores grandes.
Depois foi a vez de beneficiários do bolsa-família que apareceram elogiando Lula e prometendo votar em Fruet, já que ele é o candidato apoiado por Lula no Paraná. Um eleitor afirmou que esta com Fruet porque  ele estava com Lula e Dilma.
Outra mudança foi o ritmo do programa, antes cansativo e enfadonho. A nova agilidade procura conquistar o eleitorado jovem, assim como faz Ratinho Junior (PSC). A nova linguagem, com direito a muro pichado com o  retrato do pedetista ao fundo, revela que Fruet vai para cima do eleitorado de Ratinho.
Em queda livre nas pesquisas, perdendo seu eleitorado tradicional, Fruet parece estar tentando uma última cartada: sai em busca do eleitorado simpatizante do PT. A associação com os líderes petistas certamente trará dores de cabeça para a aliança da Curitiba Criativa.

No fundo do poço
O candidato Rafael Greca (PMDB) se deu conta que não chegará ao segundo turno pelo programa mostrado no horário eleitoral gratuito de quarta-feira. Ela apareceu na telinha com falta de ânimo e sem o esplendor que ele demonstrava nas edições anteriores. Parece até que os desencontros internos estão afetando o peemedebista.

Remanejamento
O peemedebista Rafael Greca reestruturou o setor de jornalismo da campanha, que vinha funcionando redondinho. Agora, espera-se que ele mude também o marqueteiro que insiste em colocar o senador Roberto Requião na televisão – Requião para Greca é o mesmo que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é para Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais): coveiro de candidatura. Na última eleição municipal o senador apoiou o reitor Carlos Moreira e ele fez um papelão eleitoral. O ministro esteve ao lado de Gleisi, que também teve um desempenho pífio.

Carrancudo
Não é apenas Rafael Greca que anda com cara de poucos amigos no horário eleitoral gratuito. O candidato da coligação Curitiba Quer Mais, Gustavo Fruet, também está com aquela pulguinha atrás da orelha e anda pra lá de sério. Enquanto isso, Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) vivem uma lua de mel com o eleitorado e não escondem a felicidade nos programas de televisão.

Eterno retorno
O ex-deputado federal Pedro Lauro é candidato a vereador pela coligação Curitiba Quer Mais. No horário eleitoral gratuito de terça-feira ele disse que sabe facilmente resolver os problemas da cidade: Se Curitiba tem 9 problemas, eu tenho 10 soluções. Fácil assim. Sem maiores explicações. Pedro Lauro foi eleito deputado federal em 1974 e ganhou popularidade quando apareceu na televisão com um pinico repleto de feijão. Hoje ele é conhecido pelas placas de cassinos escritas a giz.

Sem associação
Eleito pelo PT em 2008, o vereador Jonny Stica é mais um candidato petista que faz questão de esconder as origens e o símbolo do partido nos cavaletes de campanha. Stica ostenta com orgulho as propostas de Mobilidade, Urbanismo, Cultura e Meio-ambiente, mas escreveu o nome da coligação em letras minúsculas.

Boatos maquiavélicos
Circula na Boca Maldita que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi uma das responsáveis pela definição do plano de infraestrutura apresentado há algumas semanas pela presidente Dilma Rousseff. Teria partido dela a exclusão do Paraná do planejamento logístico. Fontes petistas falam claramente que seria aumentar o cacife do governador Beto Richa no Estado para 2014. Ainda mais com Gleisi cobiçando o cargo.

Pego no erro
O site do jornal Gazeta do Povo fez uma matéria explicando que durante o programa eleitoral gratuito de quarta, o candidato Ratinho Junior (Curitiba Criativa) ressaltou que Curitiba precisa recuperar o título de capital ecológica e disse que pretende construir mais parques, refazer as matas ciliares e tratar todo o esgoto da capital OPS. Tilt!!! Mas esgoto não é com a Sanepar. A Sanepar não é da estrutura do Governo do Estado? Curitiba, por acaso, não é a capital brasileira com melhor saneamento básico, segundo pesquisa independente do Instituto Trata Brasil – com 93% de cobertura.


Lousa interativa
A Secretaria de Cultura do Paraná nos próximos meses irá homologar o Conselho Estadual de Cultural (Consec), órgão colegiado responsável na formulação das políticas públicas de cultura do Estado. **** A classe artística aguarda ansiosa a criação do colegiado para que a política cultural do governo Beto Richa seja aplicada. **** A Fiesp irá conhecer na segunda-feira as vantagens de se investir no Paraná. Beto Richa irá pessoalmente mostrar aos empresários paulistas que o Paraná é o melhor estado parar se investir fora do eixo Rio-São Paulo.

 

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan