Uma das principais dúvidas da atual campanha em Curitiba é sobre o efeito da aliança com o PT sobre a candidatura de Gustavo Fruet (PDT). Sub-relator da CPI que investigou o caso do mensalão, Fruet se associou ao partido depois de ter sua candidatura negada pelo PSDB, que preferiu apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB). O assunto é tão polêmico que divide até mesmo os especialistas. Em entrevista à rádio CBN na semana passada, o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, considerou que a aliança não atrapalha Fruet, tanto que ele manteve os mesmos baixos índices de rejeição desde o início da campanha. Já a analista Vanessa Fontana, em entrevista ao blog da jornalista Roseli Abrão, acha que é um erro achar que desprezar o efeito da aliança sobre a candidatura de Fruet. Ela considera, porém, que o principal problema do pedetista foi não ter encontrado um caminho claro que cativasse o eleitor. Ela criticou, ainda, o fato de que o casal de apresentadores do programa de Fruet aparece mais que o próprio candidato em sua propaganda. E que faltou ainda ao candidato, dar nomes aos bois, quando diz que se aliou ao PT por ter sido traído. Além disso, Fruet teria errado ao não conseguir dar uma resposta clara e objetiva, já no início da disputa, às críticas à aliança, gastando um tempo precioso que deveria ser aproveitado com a apresentação de propostas.

Renovar
No afã de tentar passar uma mensagem de renovação, os candidatos chegam a produzir peças totalmente sem sentido. A propaganda de Fruet exibiu, nos últimos dias, um depoimento de um jovem eleitor que diz que vai votar no candidato do PDT para mudar a cara da juventude.

Goteira
Outro depoimento de uma mãe de alunos da rede municipal reclama que em dias de chuva, as crianças são obrigadas a ficar dentro da sala porque não têm onde brincar.

Disco riscado
Rafael Greca (PMDB) não se cansa de criticar o projeto do metrô da atual administração. Agora diz que é uma insanidade falar em metrô com custo de R$ 2 bilhões para um trecho de 14 quilômetros. E insiste em dizer que no caso do seu projeto de metrô elevado não é preciso cavar na terra como tatu.

Escolha
Bruno Meirinho (PSol) faz um desabafo em tom de apelo: Não somos obrigados a sempre escolher entre o ruim e o menos pior.

Puxadores
Os puxadores de voto em Curitiba estão com tudo na campanha do prefeito Luciano Ducci (PSB). Os deputados Ney Leprevost (PSD) e Mara Lima (PSDB) gravaram suas mensagens de apoio pedindo votos. Elas estão sendo veiculadas nos comerciais de rádio do candidato.

O voto delas
Alzimara (PPL) saiu em busca dos votos das mulheres para ver se emplaca uma boa votação nas urnas. Segundo ela, o principal projeto neste assunto é buscar a igualdade entre os sexos.

New look
O candidato do PSol, Bruno Meirinho, ainda não conseguiu renovar totalmente seu programa partidário, mas no programa de ontem apareceu (em uma parte) com o novo corte de cabelo. Mais curto, mais ajeitado, mais curitibano.

Ranking
Como não pode falar que está bem nas pesquisas, Fruet resolveu achar alguma em que seus adversários estão mal. E achou. Ontem mostrou um ranking do Datafolha em que Luciano Ducci aparece em 11° lugar, muito abaixo da onde os antigos prefeitos de Curitiba apareciam, segundo ele.

Lula e a vice
A candidata a vice de Fruet, Mirian Gonçalves, conseguiu aquilo que o titular não foi capaz. Convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a gravar um vídeo para ela. Na peça, Lula conversa com a petista (vídeo) por longos sete minutos, em encontro em São Paulo em que a candidata foi levar um convite para a festa dos 30 anos de seu escritório de advocacia. O ex-presidente chega a mencionar a candidatura de Mirian, mas em nenhum momento cita o nome de Fruet ou a disputa eleitoral em Curitiba. Com aliados e companheiros de chapa assim, o pedetista não precisa de adversários. Afinal, no momento em que o candidato sofre para tentar manter vivas suas esperanças de ir para o segundo turno, tudo o que ele não precisava era desse tipo de situação constrangedora.