Os eleitores indecisos têm dois dias para decidirem em quem votarão no 2º turno das eleições municipais. O novo prefeito vai conduzir a capital do Paraná pelos próximos 4 anos e por isso o voto tem que ser pensado e analisado. Curitiba precisa do melhor para conduzir o processo de modernização da cidade.
Os candidatos Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) demonstraram nos programas eleitorais do 2º turno e nos comerciais, planos de governo com muitas diferenças e similaridades. Na Educação, Fruet deseja aumentar os recursos de 26% ao ano para 30%. Ratinho deseja distribuir uniforme escolar e mochila. Na cultura, ambos planejam destinar 1% do orçamento à Fundação Cultural de Curitiba.
Esses pontos citados são apenas uma pequena demonstração para o eleitorado do que eles serão capazes se eleitos. O eleitor não deve se basear apenas em poucas propostas. Precisa ir até a página dos candidatos para assistir os vídeos (que são encontrados na 1ª página) das propostas. Quatro ou cinco programas dará ao eleitor um panorama seguro de qual dos 2 é o melhor e o mais preparado para vencer os desafios da próxima legislatura.

Dor de cabeça
O resultado da boca de urna no dia da eleição mexeu com os brios do Ibope. Ontem, o Instituto estava entrevistando eleitores na Rua Silva Jardim, nas imediações da Rua João Negrão com 4 entrevistadores e uma supervisora, importada de São Paulo especialmente para acompanhar a aferição na capital paranaense. Na eleição do 1º turno o Ibope divulgou uma pesquisa, às 17h, mostrando Luciano Ducci (PSC) no 2º turno, juntamente com Ratinho Junior, com ampla vantagem sobre Gustavo Fruet (PDT). Furada feia.

Nova colheita
O Ibope mudou a metodologia para levantar as intenções de votos dos eleitores curitibanos. Agora os pesquisadores entregam uma cédula com os nomes dos candidatos que participam do 2º turno e depois de preenchidos são depositados em uma urna lacrada. A apuração será feita apenas na própria sede do Instituto. A divulgação está prevista para o início da noite desta sexta-feira.

Bons ou ótimos
Paralelamente a pesquisa eleitoral de 2º turno, o Ibope também está fazendo sondagem para saber da satisfação do curitibano com a gestão do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), governador Beto Richa e da presidente Dilma Rousseff. O resultado do levantamento deverá ser publicado depois das eleições.

No discurso
O eleitor curitibano indeciso tem a última oportunidade para definir o voto na eleição de domingo. Gustavo Fruete (PDT) e Ratinho Junior (PSC) farão na noite desta sexta-feira, às 23h, o último debate da campanha da eleição em Curitiba. O encontro será realizado na RPC TV com a mediação do jornalista Sandro Dalpicolo.

Fora do ar
A coligação Curitiba Criativa teve 2 comerciais proibidos pelo Tribunal Regional Eleitoral na tarde de ontem pela juíza Renata Estorilho Baganha. As peças de 30 segundos tentavam a associação da imagem do pedetista ao do ex-ministro da Casa Civil no 1º governo de Luiz Inácio Lula da Silva e responsável pelo mensalão que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Guerra declarada
Ratinho Junior (PSC) voltou a criticar o jornal Gazeta do Povo. O candidato afirma que em nenhum momento reconheceu a derrota nas urnas como deixa transparecer um texto publicado ontem na edição online do jornal. Ratinho está se achando perseguido pelo órgão de comunicação.

Lousa interativa
O governador Beto Richa autorizou a abertura de licitação para aquisição de 1.220 viaturas para a Secretaria de Segurança Pública Os carros serão dotados de tecnologia com computadores, rastreadores, radiocomunicadores e GPS aumentarão a eficiência no trabalho policial, como a redução do tempo de atendimento das ocorrências. A Polícia Militar paranaense terá aparelhos semelhantes ao da polícia americana. **** A Câmara Municipal de Curitiba exonerou 22 servidores que não se adequaram a Lei da Ficha Limpa, de autoria do vereador Professor Galdino (PSDB). Onze dos comissionados não apresentaram nenhum documento e 11 não entregaram nenhuma das certidões exigidas ao departamento de Recursos Humanos. **** Foi submetido à primeira sessão para recebimento de emendas, na quarta-feira (24), o projeto de resolução que reformula o Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. **** O senador Roberto Requião quer acumular a presidência do diretório estadual do Paraná e do municipal. Peemedebistas se reunirão nos próximos dias para discutir uma maneira de derrotar o ex-todo poderoso. **** O Supremo Tribunal Federal definiu, nesta quinta-feira (24/10), parte das penas impostas ao publicitário Ramon Hollerbach, sócio de Marcos Valério nas empresas DNA Propaganda e SMP&B. Hollerbach foi apenado, até aqui, com 14 anos, três meses e 20 dias de prisão, mais multa de R$ 1,634 milhão, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e peculato. A sessão do Supremo foi encerrada sem que os ministros definissem as penas do publicitário por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção ativa pela compra de apoio político da base aliada do governo Lula. A análise do processo será retomado no dia 7 de novembro.

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan