A linha 2015 dos modelos nacionais da Volkswagen está começando a chegar ás mais de 630 concessionárias da marca no País. As linhas Gol, Voyage e Saveiro trazem ainda mais conteúdo de série e novos itens de tecnologia disponíveis. O grande destaque fica por conta do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, que estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Com até 120 cv (etanol), o novo motor chega para complementar a gama de versões dos modelos Volkswagen, junto com o renomado motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), que continua a equipar os demais modelos 1.6l.

Outra novidade é que os veículos passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence (R$ 51.890), posicionado acima da versão Highline, que parte de R$ 49.720.

Novo motor para Gol Rallye e Saveiro Cross

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).

Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.

Com a tecnologia Total Flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

Evolução da transmissão I-Motion no Gol Rallye

Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso dos veículos.

Nomenclatura global

Trendline – ótima relação custo-benefício

Já na versão de entrada, o Gol Trendline (disponível nas carrocerias duas e quatro portas e motores 1.0l e 1.6l MSI) e o Voyage Trendline (oferecido com motores 1.0l e 1.6l MSI e carroceria quatro portas) passam a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Lembrando que, desde a base, o Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen.

Comfortline – itens exclusivos

Nas versões intermediárias, Gol Comfortline e Voyage Comfortline trazem, adicionalmente à configuração Trendline, itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerófolio traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna B externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo Comfortline, para-sois iluminados, alto-falantes, alças no teto, ar quente, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System.

Ainda na versão Comfortline (disponível nos motores 1.0l e 1.6l MSI), há a opção do novo pacote de equipamentos Fun, que traz tecido exclusivo dos bancos (com logotipo Fun nos assentos dianteiros), acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.

Highline – recursos de tecnologia

Já nas configurações topo de linha, o Gol Highline e o Voyage Highline, oferecidos exclusivamente na versão quatro portas e com motor 1.6l MSI, saem de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.

Entre os opcionais para a versão Highline estão o acabamento interno mais claro e o kit Tecnologia, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. O kit Tecnologia também está disponível para o Gol Rallye.

Voyage Evidence – acabamento superior

O sedã derivado do Gol ganha na linha 2015 uma nova versão topo de linha. Posicionado acima do modelo Highline, o Voyage Evidence chega disponível com o motor 1.6l MSI e com visual diferenciado e conteúdo exclusivo. Além dos frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve de 16 em nova tonalidade, adesivo preto na coluna B e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.

Internamente, a nova versão traz de série todo o conteúdo do Voyage Highline, além de painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em Alcantara (mesmo material utilizado nos bancos do Tiguan). O revestimento em Alcantara, desenhado com tramas e costuras enviesadas, confere um acabamento mais refinado ao Voyage topo de linha. É também de série no Voyage Evidence os sobretapetes (assim como nos modelos Highline e Gol Rallye).