O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura, que é Severiano no espelho, está definitivamente “cassado”. Seis anos de suspensão, confirmados pelo STJD, devem ser suficientes para colocá-lo na catacumba do esporte. Onaireves vade retro vai para o limbo 22 anos depois de abancar-se no trono da FPF e dele não sair mais, apesar do currículo que é ficha corrida.
Nem a cassação política em 93 por comprar deputados de baciada, nem as prisões na Colônia Penal Agrícola e no Presídio do Ahú, nem o afastamento por improbidade administrativa e sonegação fiscal, pareceram suficientes ao longo dos anos para minar a estrutura inabalável de Onaireves. Os cartolas dos times grandes costumam alegar que o dirigente se cercou de um escudo de proteção nos clubes das divisões inferiores do futebol que teriam garantido sua longevidade no cargo. Acredite se quiser.
Fato inarredável, contudo, é que Onaireves protegeu-se, e muito bem, sob o teto acolhedor do circo da mídia. Há duas semanas, apesar de condenado pela Justiça Desportiva, e em processo de apelação, Onaireves continuava a ser tratado, com todo o rapapé, como o “presidente licenciado” da federação. Vide: se não é um caso pecuniário é, ao menos, temor reverencial.
Onaireves passou 57 dias preso no Centro de Adaptação do Ahú, em 2006. Deixou a cadeia no colo da imprensa, depois de fazer publicar carta chorosa em jornal de grande circulação. Licenciou-se e disse que só voltaria quando, feito a Bia Falcão da novela das oito, pudesse provar sua inocência. Conversa.
Foi só a mídia “esquecer” o caso – numa síndrome de amnésia exemplar – e eis que ele voltou risonho e sacudido.
Não faz dois meses, pouco menos pouco mais, Onaireves surgiu como grande idealizador de um projeto de 600 milhões de reais para construção a de um “Novo Pinheirão”. Pronto. Fez-se o salvador da pátria na participação de Curitiba como subsede da Copa do Mundo de 2014. A mídia, claro, adorou. Imagine, publicou até as maquetes. Ah, os golpes que Onaireves dá.
Quando a “guilhotina virtual” pairou sobre sua cabeça, o dirigente repetiu ladainha para que a imprensa, de prato na mão, engolisse com farinha. “Só quero concluir o projeto do Novo Pinheirão. Depois saio da federação e vou pescar”. Se Onaireves tivesse mesmo pescado um peixe a cada vez que repetiu a promessa, o programa “Fome Zero” de Lula teria sido um sucesso. Ironia do destino, Onaireves sai da história para cair na vida, morrendo pela boca, feito um peixe. Pois há setores da imprençinha que vão pelo mesmo caminho.

Para completar
Os seis vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol reúnem-se no dia  de julho, daqui a um mês portanto, para escolher quem irá comandar a entidade até as eleições marcadas para abril do ano que vem.

Fantasma
Não é segredo que o espectro de Onaireves Moura continua a rondar a FPF. Há quem jure que, apesar da suspensão, ele continua a dar expediente diariamente na entidade.

Só assim
Presidente da CEI do Pedágio, o deputado petebista Fábio Camargo nega as insinuações de que estaria agindo de acordo com ordens do Palácio Iguaçu. Diz que fez a proposta porque sabia, que com esse tema, o governo não acionaria o rolo compressor.

Natimorta
Camargo ainda se diz vítima no caso das CPI das ONGs, aquela que foi nunca ter sido, sepultada por ordens do governador, apesar de contar com o apoio da bancada governista na primeira hora.

Fiuuuu
Vereador licenciado, deputado suplente, o tucano Rui Hara deixa a Assembléia para ocupar a Secretaria de Governo da prefeitura com um certo alívio.

Até aqui
Recentemente, ele se surpreendeu com os arroubos do colega petebista Jocelito Canto na tribuna. E deixou escapar: “E eu que pensei que estava livre do vereador Custódio da Silva”. Quaquaquá.

ARREMATE
A Secretaria do Tesouro Nacional jura que devolveu 68 milhões de reais do total pago em multas pelo governo do Paraná para saldar a dívida referente à venda dos títulos podres do Banestado. Onde está o dinheiro? Ninguém sabe, ninguém viu.

OBLADI-OBLADÁ
O secretário de Comunicação Social, Airton Pissetti, vive situação complicadíssima. Não bastasse a dificuldade para explicar a dinheirama consumida em 2006 com a imprensa de aluguel, Pissetti enfrenta agora a ira dos deputados da oposição. *** Marcelo Rangel, do PPS, já anunciou a instauração de um inquérito civil contra o governo do Paraná, pela publicação de anúncio pago nos jornais de Ponta Grossa. *** E vem mais por aí.